Monumento na entrada do CLBI, com um FTB
“O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN), realizou (em 29/03) lançamento do "Foguete de Treinamento Básico" (FTB), artefato capaz de atingir até 30 km de altitude, na chamada Estratosfera. O objetivo é capacitar o CLBI a lançar e rastrear foguetes, além de obtenção de dados de voo para a qualificação e certificação do FTB.
CLBI, em Natal-RN
O foguete, de 68,3 kg e 3,05 metros de comprimento, queima por apenas 4 segundos, o que é suficiente para aceleração de até 35 vezes a força da gravidade. O FTB faz parte de uma família nacional de foguetes desenvolvida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA/FAB) e fabricada pela empresa brasileira Avibras.
Esse foi o primeiro de uma série de lançamentos prevista no "Programa Nacional de Atividades Espaciais" (PNAE) para o ano de 2012. Além do CLBI e do DCTA, participam do treinamento outras unidades do Comando da Aeronáutica, Agência Espacial Brasileira (AEB), o 3° Distrito Naval e a Avibras.
FONTE: portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=30/03/2012&page=mostra_notimpol) [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].
Nenhum comentário:
Postar um comentário