sexta-feira, 16 de março de 2012

A PAZ É O MOMENTO DE SE PREPARAR PARA A GUERRA


Por Luis Nassif

“Os próximos dois anos serão decisivos para a viabilização do crescimento sustentado brasileiro. E não serão anos fáceis.

Dilma Rousseff terá que enfrentar interesses poderosos ao mexer nos juros e câmbio. Terá o desafio de reerguer uma indústria combalida. Não haverá o benefício de taxas de crescimento robustas. E ainda se terá pela frente o ‘tsunami monetário’.

Por tudo isso, a prudência não recomenda excesso de autossuficiência, muito menos no campo político.

Uma das características da gestora Dilma sempre foi o de mirar o objetivo final e tratar sem dogmatismo as ações necessárias para se chegar lá. E não perder tempo com aquilo que não fosse fundamental para se alcançar o resultado final.

Deveria aplicar os mesmos princípios agora, juntando à sua visão estratégica o componente político.

Neste exato momento, o Executivo pouco depende do Congresso. Já conseguiu o relevante, a aprovação da DRU (Desvinculação das Receitas da União). A presidente nada em popularidade, o Congresso em desgaste. Apesar do desempenho pífio do PIB no ano passado, o desemprego é baixo.

Mas a política obedece muito mais às regras da teoria do caos do que às ações programadas. Daqui a um ano, o cenário econômico poderá ser o seguinte:

* economia estagnada, enfrentando o tsunami monetário;
* base política fragmentada;
* velha mídia partindo para o terceiro tempo da guerra;
* uma multidão de políticos ressentidos, achando ter chegado o momento da forra.

Dilma entra na nova batalha com a energia de grande comandante. Esses momentos são cruciais para montar as estratégias para quando a guerra começar.

O pragmatismo político de FHC e de Lula são boas lições a serem seguidas.”

FONTE: escrito pelo jornaslista e economista Luis Nassif em seu portal  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-paz-e-o-momento-de-se-preparar-para-a-guerra#more) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: