sexta-feira, 1 de março de 2013

PRODUÇÃO NO PRÉ-SAL BATE NOVO RECORDE


FSPO “Cidade de São Paulo”


“A Petrobras informa que a produção de petróleo nos campos operados pela Companhia na província do pré-sal nas bacias de Santos e Campos atingiu, no dia 20 deste mês, a marca de 300 mil barris de petróleo por dia (bpd). Desse volume, 83% (249 mil bpd) correspondem à parcela da Petrobras e o restante, à das empresas parceiras da Companhia nas diversas áreas de produção da camada pré-sal.

A produção de 300 mil barris por dia foi alcançada sete anos, apenas, depois da primeira descoberta de petróleo na camada pré-sal, ocorrida em 2006. Trata-se de intervalo de tempo inferior ao que foi necessário para se chegar ao mesmo patamar em outras importantes áreas de produção marítima no mundo.

Na porção americana do Golfo do México, por exemplo, foram necessários 17 anos depois da primeira descoberta, para alcançar a produção de 300 mil barris de petróleo por dia. Na Bacia de Campos, foram 11 anos. E no Mar do Norte, nove. Diferentemente dessas áreas, na camada pré-sal, toda a produção de petróleo ocorre em águas profundas, o que torna esse resultado ainda mais expressivo.

A marca de 300 mil bpd, além disso, foi obtida com a contribuição de somente 17 poços produtores. Isso evidencia a elevada produtividade dos campos já descobertos na camada pré-sal. Desses poços, seis estão localizados na Bacia de Santos, que responde por 43% da produção (129 mil barris por dia). Os demais 11 poços estão localizados na Bacia de Campos e respondem por 57% da produção (171 mil barris por dia). A produção de gás natural nesses poços é de 9,8 milhões de m3/dia.

A produção média mensal de petróleo na camada pré-sal, no mês de fevereiro de 2013, já atinge 281 mil barris por dia, o que representa crescimento de 138% em apenas 12 meses.

Atualmente, a produção do pré-sal ocorre em oito diferentes plataformas, quatro delas produzindo exclusivamente da camada pré-sal:

· "FPSO Cidade de Angra dos Reis", operando desde outubro de 2010 no "campo de Lula", na Bacia de Santos;
· "FPSO Cidade de Anchieta", operando desde setembro de 2012 no campo de "Baleia Azul", na Bacia de Campos;
· "FPSO Cidade de São Paulo" [foto], operando desde janeiro de 2013 no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos;
· "FPSO Cidade de São Vicente", uma unidade itinerante utilizada para a realização de testes de longa duração que, desde fevereiro de 2013, está em operação também no "campo de Sapinhoá", na área denominada "Sapinhoá Norte".

As outras quatro plataformas são unidades que foram instaladas, no passado, na Bacia de Campos, para a produção de petróleo da camada pós-sal e que, por apresentarem capacidade disponível, viabilizam a rápida interligação de poços descobridores de petróleo na camada pré-sal.

Em maio deste ano, mais uma plataforma será colocada em produção no pré-sal da Bacia de Santos: o "FPSO Cidade de Paraty", com capacidade para processar 120 mil bpd e 5 milhões de m3/dia de gás. Essa plataforma, que se encontra em fase final de montagem em Angra dos Reis, será instalada na área Nordeste do "campo de Lula", na Bacia de Santos.

Entre 2014 e 2016, outras 11 novas plataformas entrarão em operação para a produção do pré-sal: dez na Bacia de Santos e uma na Bacia de Campos. Isso permitirá que a produção de petróleo operada pela Petrobras na camada pré-sal, já em 2017, supere 1 milhão de barris de petróleo por dia.”

Nenhum comentário: