"O contra-almirante (EN) Sidney dos Santos Neto, do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), ressaltou que a produção já está no seu segundo submarino, o "Humaitá", enquanto prosseguem os trabalhos do primeiro. A explanação do projeto ocorreu durante sua palestra no Seminário de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil – O Programa de Desenvolvimento de Submarino (PROSUB), na manhã de terça-feira (08/10), em Porto Alegre.
O evento foi organizado pelo Comdefesa FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul juntamente com a Marinha do Brasil, através da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, com o apoio da SOAMAR–Sociedade Amigos da Marinha.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, esteve no evento e ressaltou a necessidade de desenvolver a tecnologia trazendo crescimento na indústria naval e na de petróleo gás, impulsionando ainda mais o mercado local. Depois da abertura com o coordenador do Comdefesa FIERGS, engenheiro Jorge Py Velloso, foi a vez da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM) - "Projetos, Desafios e Oportunidades na Marinha do Brasil" pelo contra-almirante (RM1) Paulo Roberto da Silva Xavier. "Atualmente, há uma luta pela tecnologia. Ter o controle disso é ter poder, e poder não se transfere", afirmou Xavier em diversos momentos do evento.
A apresentação do PROSUB foi detalhada e bastante dinâmica com a apresentação de um vídeo da montagem de partes do primeiro submarino brasileiro até sua chegada a Nucleobrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itajaí. Para encerrar ocorreu a apresentação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) sobre o "Apoio da FINEP ao setor de Defesa".
FONTE: reportagem de Liana Fraga publicada no site "DefesaNet" (http://www.defesanet.com.br/prosub/noticia/12603/COMDEFESA-FIERGS---PROSUB-Brasil-ja-comecou-a-producao-do-segundo-submarino-/).
Nenhum comentário:
Postar um comentário