A grande mídia noticiou que as ações da Petrobras e de outras estatais subiram forte na Bolsa de Valores porque a pesquisa "Datafolha" ontem indicou queda de três pontos na intenção de voto em Dilma.
Segundo divulgado, o "mercado" (grandes bancos e megainvestidores estrangeiros e seus tentáculos nacionais) interpretou que a pesquisa indica a maior chance de a direita (Aécio/PSDB) retornar ao poder e assim voltariam as vendas das empresas estatais, principalmente a venda para petroleiras estrangeiras da valiosa Petrobras com o pré-sal.
Por esse motivo, querendo lucrar na futura venda de ações da Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil etc na época da retomada das "privatizações" (estrangeirizações), os investidores correram ontem para comprar ações das estatais, fazendo o índice Bovespa subir.
O pior é que os jornais e TVs "brasileiros" e seus "especialistas" convidados, em vez de ficarem tristes com esse cenário, ficaram eufóricos.
Vejamos a seguinte notícia da agência norte-americana de notícias "Reuters":
Às 10h18, o Ibovespa subia 3,03 por cento, a 53.120 pontos, enquanto o papel preferencial da Petrobras disparava mais de 6 por cento, o da Eletrobras mais de 4 por cento e a ação do Banco do Brasil mais de 5 por cento". (http://www.administradores.com.br/noticias/economia-e-financas/ibovespa-dispara-3-apos-pesquisa-do-datafolha/88857/).
A Agência PT publicou interpretação diferente dos dados Datafolha, mais favorável ao governo (ver a seguir). Porém, conhecendo o tradicional comportamento do "Mercado" (isto é, dos grandes bancos e megainvestidores estrangeiros e seus braços nacionais), acredito mais na sua euforia por conta de vislumbrar maior possibilidade da volta ao poder de seu tradicional, submisso e privatizante (doador) aliado tucano. Vejamos a notícia da Agência PT]:
"Levantamento mostrou que a presidenta Dilma se mantém estável e com larga vantagem nas intenções de voto
Ações da Petrobras sobem e Bovespa fecha em alta após pesquisa
Após divulgação da pesquisa "Datafolha" que mostrou a presidenta Dilma Rousseff com margem estável e confortável sobre seus adversários, o Ibovespa fechou em alta 3,04% e as ações da Petrobras subiram 8%, na sexta-feira (6).
O levantamento junto aos eleitores mostra Dilma com 34% das intenções de voto, seguida pelo tucano Aécio Neves, com 19%, e pelo candidato do PSB, Eduardo Campos, que registrou 7%.
O dólar comercial encerrou em queda de 0,5%, cotado a R$ 2,25 na venda."
FONTE: da Redação da Agência PT de Notícias (http://www.pt.org.br/acoes-da-petrobras-sobem-e-bovespa-fecha-em-alta-apos-pesquisa/) [Título, imagem do google e observação inicial entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].
Nenhum comentário:
Postar um comentário