sábado, 28 de junho de 2014

De site da Índia: "O BRASIL JÁ GANHOU A COPA DO MUNDO DO COMBATE À MORTALIDADE INFANTIL

parcial

E por que a mídia brasileira não destaca essa Copa? Afinal, são crianças vivas…

Por Fernando Brito

"Saiu 
no Estadão com quase nenhum destaque e com o texto frio de um 'press-release' copiado.

Mas é uma notícia ótima, dessas de encher de alegria os brasileiros.

Porque se trata de centenas de milhares de vidas de crianças que foram poupadas.

Um site de saúde da Índia, o "The Health Site", se entusiasmou muito mais e publicou essa imagem acima e um texto muito mais esclarecedor.

Já “tascou” no título: ”O Brasil já ganhou a Copa do Mundo”.

E, bem-humorado, esclarece:

Bem, nós não estamos dizendo que 
o destino de Neymar e de seus companheiros na Copa do Mundo está decidido, estamos apenas dizendo que, quando a mortalidade infantil está em causa, o Brasil teve o melhor desempenho entre os seus rivais, vencendo a taça que realmente importa. Desde 1990, os brasileiros reduziram a sua taxa de mortalidade infantil em 77 por cento.“

O site publica a imagem que nenhum jornal aqui publicou e que a gente reproduz em parte aí em cima e está aqui, na íntegra.

É o ranking “Mortalidade Infantil: Qual é o placar?” que está sendo lançado neste final de semana da reunião do "Fórum Mundial de Parceiros para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil", em Joanesburgo, na África do Sul.

Os indianos reproduzem o que diz Paulo Vicente Bonilha de Almeida, coordenador de saúde da criança do Ministério da Saúde do Brasil.

- "Há duas razões principais para a redução da mortalidade infantil no Brasil: a ampliação do acesso aos cuidados de saúde primários e o "Bolsa Família", o maior programa de transferência de renda do mundo”.O "Programa Nacional de Imunizações" aumentou as taxas de vacinação entre as crianças brasileiras e a "Política Nacional de Aleitamento Materno" mais do que quadruplicou a amamentação.

E o site diz mais:

Desde 1988, a Constituição do Brasil tem garantido a cobertura de saúde universal dos cidadãos, para que eles possam acessar os serviços de saúde para salvar vidas, independentemente da capacidade de pagamento. O "Bolsa Família" fornece transferências em dinheiro para famílias pobres em troca de garantir que as crianças recebam as vacinas e frequentem a escola. Hoje, para cada 1.000 nascimentos no Brasil, apenas 14 crianças morrerão antes do seu quinto aniversário – muito menos que as 62 em 1990.

Tragicamente, nem todos os países estão fazendo, assim como o Brasil em salvar vidas de crianças. Por exemplo, embora a Nigéria tenha reduzido a mortalidade infantil em 42 por cento desde 1990, ela ainda tem a maior taxa de mortes de crianças de todas as nações do futebol na Copa do Mundo de 2014. Para cada 1.000 nascimentos na Nigéria, 124 crianças morrerão antes de atingirem 5 anos de idade
.”

Claro que nossa taxa ainda é muito alta e precisa chegar perto da que deve ser, quando se trata de vidas de crianças: zero.

Mas é também uma vergonha para um país que sua mídia não dê a essas vitórias, - como dá às do futebol – o destaque que elas merecem, até porque alerta para o tema, que não é só médico-hospitalar, mas de educação do nosso povo para hábitos de saúde."


FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=18728).

Nenhum comentário: