quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O SALDO DOS PROTESTOS DE JUNHO E DAS URNAS




O saldo dos protestos de junho e das urnas

Por Assis Ribeiro

"O ciclo de protestos iniciado em junho de 2013 estampou o racha que persiste no Brasil desde a sua colonização.

A tentativa de manipulação [pela mídia e a direita] das intenções desses movimentos fez com que muitos acreditassem que eles marcariam uma virada conservadora no país. 


Isso provavelmente ocorreu pelo histórico de que grandes mobilizações de massa provocam guinadas à direita, como ocorreu mais recentemente no Egito, Grécia e Espanha. Esqueceram, no entanto, que aquelas populações que abandonaram a esquerda o fizeram porque seus governos aderiram às políticas de austeridade, à falta de regulação do capital, e abandonaram as suas políticas distribuição de renda e geração de emprego.

Tais governos são os que optaram para abraçar o pragmatismo e aderido ao mote de que não mais existem diferenças entre esquerda e direita. Esse quadro favoreceu a ideia de que as opções entre as políticas de esquerda e direita se tornassem suficientemente indistintas, o que abriu a possibilidade da vitória da direita.

Os conhecidos manipuladores bem que tentaram embaralhar tais diferenças ao elevar os motes de “falta de representatividade” e a busca pelo “novo” como foco central dos movimentos. Mas esse fenômeno não foi criado por junho: ele vem de antes e está, inclusive, entre as causas que explodiram nos protestos. Ele chega às eleições de 2014 seguindo uma curva linear ascendente que há uma década se alimenta do denuncismo seletivo, dos ataques diários da mídia e da irresponsável omissão das obras e projetos realizados pelo governo.

Esse foi o debate eleitoral.

Só que crises de representação em geral são provocadas na prática por crises de projeto político. Essas sim podem se resolver com a alternância no poder. E aqui, mais uma vez, a população, ao escolher pela terceira vez um mesmo partido, demonstrou que não procura a mudança dos projetos que veem serem tocados pelo atual governo.

Da mesma forma que a tentativa de encampar o “novo”, inicialmente pela candidatura de Marina Silva e posteriormente pela de Aécio Neves, não surtiu os resultados esperados. A população demonstrou, nas pesquisas realizadas logo após os movimentos do ano passado, que queriam mudanças, mas dentro do projeto desenvolvido pelo governo do PT, o que soaria melhor como avanços. Essa vontade da população foi confirmada nos resultados das urnas tanto no primeiro como no segundo turnos das eleições.

Se alguns segmentos da esquerda demonstravam algum descontentamento pela lentidão de avanços mais progressistas, a possibilidade estampada pela ascensão de Aécio Neves e tudo o que representa os seus grupos de apoio e a ameaça da volta da direita ao poder foi bastante para reaglutinar as forças comprometidas com o avanço da nossa democracia. A população optou por não correr o risco de perder as conquistas dos últimos doze anos.

Mais uma vez, as eleições deixaram claro que, entre os eleitores, a diferença entre esquerda e direita persistem.

No entanto, as margens dos votos demonstram haver necessidade de correções de rumo para que os movimentos de estampar crises não cresçam.

O próximo governo de Dilma terá que delimitar os espaços para que as diferenças programáticas não se tornem suficientemente pequenas ao ponto de colocar em risco o projeto que vem sendo realizado.

É preciso que o governo e o próprio PT voltem a abraçar e promover as grandes reformas, o que representa enterrar de uma vez a cultura da “casa grande e senzala”, nem que tal movimento produza conflitos setoriais.

Não é mais possível manter o comprometimento de não se modificar o status quo. Esse momento torna impossível a continuidade do bem-sucedido "pacto lulista" do crescimento acelerado com distribuição de renda, em que os ricos ficam mais ricos e os pobres, menos pobres. O governo precisará encontrar força e disposição para criar uma repactuação para que a corda não volte a arrebentar do lado mais fraco e para que o país volte a crescer."


FONTE: escrito por Por Assis Ribeiro no "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/o-saldo-dos-protestos-de-junho-e-das-urnas-por-assis-ribeiro).[Entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: