sexta-feira, 31 de julho de 2015

CONGRESSO DOS EUA É LOBISTA DE ISRAEL




Congresso dos EUA, um porta-voz dos lobbies israelenses

"O jornalista de investigação o proeminente historiador norte-americano Gareth Porter, acredita que o Congresso dos Estados Unidos, dominado pelos republicanos, tornou-se porta-voz a serviço dos lobbies sionistas.

Em entrevista na quinta-feira com o canal de televisão "Russia Today", Porter disse que "o presidente dos EUA, Barack Obama, passa por momentos difíceis para obter o apoio dos democratas no Congresso para o "Plano Integrado de Ação Conjunta" (JCPOA) alcançado entre o Irã e o G5 + 1 sobre o programa nuclear do Irã. Republicanos dos EUA têm [no Congresso] claramente um alto-falante para proteger os interesses do regime de Tel Aviv para o período remanescente do mandato de Obama [como foi durante toda a administração do presidente dos EUA], chegando envidar todos os esforços para esterilizar esse acordo (com o Irã) ". A única maneira que pode ter Obama, de acordo com o jornalista, para bater a maioria republicana no Congresso é convencer os democratas indecisos para apoiar o JCPOA., acrescentou.

Quanto ao direito veto de Obama, previsto na legislação, contra a tentativa de bloquear a aplicação do acordo com o Irã, Porter explicou que o presidente, para impedir a ação da maioria republicana capaz de anular o veto presidencial, precisará do apoio de, pelo menos, 13 senadores democratas, algo que considera não ser fácil. O historiador americano, autor de "Crise manufaturada", uma obra que detalha como manipular a opinião pública internacional sobre o programa nuclear do Irã, reiterou mais uma vez que a República Islâmica do Irã nunca teve a intenção, no passado, nem agora, de adquirir arma nuclear.

A conclusão sobre o JCPOA estabelece a remoção de sanções contra o Irã em troca de restrições sobre o programa de energia nuclear do país persa. O JCPOA, após a ratificação em 20 de Julho pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), exige agora a aprovação do Congresso dos EUA e da Assembleia Consultiva Islâmica do Irã (Majles) antes que se torne um acordo final.

Ambos os órgãos legislativos começaram a tarefa de rever o acordo. Mas os republicanos, que desde o início das negociações nucleares rejeitaram um acordo com Teerã, advertiram na quarta-feira que farão o seu melhor para sabotar a conclusão das negociações nucleares. Enquanto isso, o presidente dos EUA diz que vai vetar qualquer legislação que seja apresentada para dificultar o acordo."

FONTE: do site "Patria Latina"  (http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=b71db38e48ca853f430c67bc977de38d&cod=15647). [Título e pequenas modificações na forma do texto, mantendo o conteúdo, introduzidas por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: