segunda-feira, 27 de julho de 2015

TRANSPORTE AÉREO CRESCEU 1,74% EM JUNHO, MESMO COMPARANDO COM O ANO DA COPA




Da agência norte-americana de notícias "Reuters"

"A demanda no transporte aéreo de passageiros no Brasil apresentou crescimento de 1,7% na comparação entre junho de 2015 e o mesmo período do ano passado, chegando a quase 7,22 milhões de pessoas, segundo dados divulgados quinta-feira pela associação que representa as companhias, a ABEAR. A oferta subiu em um ritmo maior, de 2,55%, para 9,26 milhões.

Por conta disso, a taxa de ocupação caiu 0,6 ponto percentual, para 77,9%. Foi a segunda vez consecutiva que o número recuou e a quarta queda nos últimos cinco meses. "Ainda é um número de países desenvolvidos, o que mostra que as empresas estão trabalhando bem essa questão", disse Marcelo Emboaba, consultor técnico da ABEAR, durante evento com jornalistas em São Paulo.

Emboaba ressaltou que os números mensais podem apresentar distorções por conta da maior base de comparação no ano passado, quando aconteceu a Copa do Mundo de futebol - em junho e julho.

Na avaliação semestral, segundo ele, a ocupação teve alta de 0,7 ponto percentual, para 80%. Na avaliação de Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, o desempenho do setor no semestre deixa claro que não será possível repetir o resultado apresentado no ano passado [ano da Copa], quando o setor cresceu 6%. "Ainda não temos condições de afirmar qual será o numero porque as reações das empresas ao cenário são individuais. Mas dá para garantir que não será igual."

Em junho, a TAM apresentou queda de participação, passando de 38,34% do mercado, para 37,03%, no comparativo anual. A Gol apresentou leve alta, saindo de 36,36% para 36,72%. Azul e Avianca também avançaram, passando de 17,05% para 17,13% e de 8,25% para 9,12%, respectivamente. Junto com o balanço de junho, a ABEAR divulgou um estudo sobre o mercado que diz que a pontualidade das aéreas passou de 83% em 2013 para 85% em 2014.

O número brasileiro é maior que o índice apurado nos EUA, que passou de 79% para 78% no período. A pontualidade é medida como os atrasos de 15 minutos em relação ao horário programado do voo."

FONTE: da agência norte-americana de notícias "Reuters". Transcrito no blog "Os amigos do Presidente Lula"  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/07/transporte-aereo-de-passageiros-cresce.html#more).

Nenhum comentário: