sexta-feira, 24 de julho de 2015

RESULTADO DA PESQUISA CNT/MDA ESCONDIDO: SOMENTE 4,8% DA POPULAÇÃO CONFIA NA IMPRENSA




Maioria dos brasileiros não confia na imprensa 

Segundo pesquisa, apenas 4,8% confia na informação passada pela mídia

Por Agência PT

"Pesquisa divulgada pela 'Confederação Nacional dos Transportes' (CNT), em parceria com o 'Instituto MDA', mostra que a imprensa brasileira tem a confiança de apenas 4,8% dos brasileiros. O resultado é visto como reflexo da descrença geral da população, cansada de receber notícias de forma tendenciosa de parte da mídia.

O levantamento mostra também que 13,2% confiam sempre no que a mídia publica, contra 21,2% não confiam nunca.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), a pesquisa é reflexo da visão crítica de grande parte da sociedade que, nas palavras dele, não aceita mais receber uma informação sem contestar ou buscar em outras fontes sobre os fatos.

A maioria das pessoas sabe que a imprensa tem compromissos político e ideológico e por isso, a mídia tradicional traz uma interpretação mais tendenciosa e de acordo com seus interesses”, avalia.

Em relação ao PT e ao governo, o líder afirma ser “visível o movimento organizado de oposição por parte da mídia”.

O secretário Nacional de Comunicação do PT, José Américo Dias, ressalta que a imprensa brasileira nunca foi generosa com a sociedade e nunca se identificou com os anseios e sentimentos da população.

A mídia sempre agiu em relação aos seus interesses monopolistas”, diz.

O petista afirma que a imprensa tem se pautado nos últimos anos por “excesso de partidarismo e de ideologização”. “Alguns setores da mídia brasileira agem simplesmente pelos seus objetivos e interesses políticos e não se preocupam com a apuração dos fatos”, ressalta.

José Américo cita, como exemplo, o grande controle da mídia eletrônica e televisada por parte da "Rede Globo" e suas 114 afiliadas espalhadas pelo país. “Esbarrando na legislação atual, a Rede Globo controla suas afiliadas, que não produzem mais do que duas horas de material próprio, apenas repetem a programação diária da emissora”, garante.

Partidarizados, os veículos impressos repetem o comportamento, distante do sentimento e interesse do povo, além de monopolizar de forma “exorbitante” a informação.

O Instituto Lula divulgou na segunda-feira (20) uma lista em que expõe as ações golpistas e raivosas de parte da mídia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cita casos como a afirmação do colunista Carlos Sardenberg, que atribuiu a Lula e à presidenta Dilma Rousseff a responsabilidade pela crise econômica na Grécia...

O ranking cita ainda a divulgação de que o ex-presidente teria atuado como lobista para a Odebrecht em Portugal, em uma reunião secreta. A matéria foi publicada pelo jornal “O Globo” em 19 de julho e desmentida pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, no dia seguinte à publicação."

FONTE: escrito por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias   (http://www.pt.org.br/maioria-dos-brasileiros-nao-confia-na-imprensa/).

Nenhum comentário: