terça-feira, 28 de julho de 2015

FIDEL ANTEVIU COM EXATIDÃO FATOS DE 32 ANOS DEPOIS



Fidel durante discurso na ONU. Foto:Reprodução/ONU

Fidel,1973: "EUA dialogarão com Cuba quando tiverem presidente negro e o papa for latino-americano"

“Os Estados Unidos vão dialogar com Cuba quando tiverem um presidente negro e o Papa for latino-americano”, disse o líder cubano em um encontro com jornalistas em 1973 relatado pelo jornal argentino "Clarín".

Da  Redação da revista "Forum" 

Uma reportagem do jornal argentino "Clarín", publicada na quinta-feira (23), mostra que o líder cubano Fidel Castro fez, inadvertidamente, uma previsão certeira em um encontro com jornalistas ocorrido em 1973.

O jornalista britânico Brian Davis perguntou a Fidel, que retornava de uma visita feita ao Vietnã, pouco depois de encerrada a guerra deste país com os Estados Unidos: “Quando o senhor acredita que poderão ser restabelecidas as relações entre Cuba e Estados Unidos, dois países tão distantes apesar da proximidade geográfica?”.

A resposta de Fidel veio por meio de uma olhar fixo e dada em alto e bom som, para que todos os jornalistas presentes pudessem ouvi-la. “Os Estados Unidos virão dialogar conosco quando tiverem um presidente negro e houver no mundo um Papa latino-americano.

A fala irônica do presidente de Cuba queria demonstrar que, na verdade, o reatamento de laços estava muito distante. Afinal, àquela altura era inimaginável que os EUA viessem a eleger um presidente negro e os pontífices da igreja católica eram, invariavelmente, italianos com trajetória apostólica em Roma.

Por conta da resposta inusitada, muitos profissionais da comunicação riram, como conta o jornalista argentino Pedro Jorge Solans. Ele resgatou a história em uma recente viagem feita a Cuba, enquanto fazia uma matéria acerca da reaproximação diplomática entre o país caribenho e os norte-americanos. A reportagem original foi publicada no "El Diario" de Carlos Paz."

FONTE: da Redação da revista "Forum" . Publicada no portal "Viomundo" (http://www.viomundo.com.br/politica/fidel-em-1973-eua-dialogarao-com-cuba-quando-tiverem-presidente-negro-e-o-papa-for-latino-americano.html)

Nenhum comentário: