sábado, 12 de dezembro de 2015

UM FRACASSO DA LAVA-JATO: ODEBRECHT (MECTRON) CONCLUI 1º MÍSSIL NACIONAL ANTINAVIO




Odebrecht (Mectron) prepara-se para o lançamento do primeiro Míssil Antinavio brasileiro (MAN-SUP)

[Apesar dos fortes e atuantes interesses das grandes potências e de seus braços nacionais, inclusive da mídia demotucana, Juízes e Procuradores da Lava-Jato ainda não conseguiram inviabilizar a empresa Odebrecht a ponto de interromper o projeto do míssil nacional antinavio]

O lançamento está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2016, a partir de um navio da Marinha do Brasil


"A Mectron, empresa brasileira controlada pela Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), anuncia a aproximação da conclusão do desenvolvimento do MAN-SUP, o primeiro Míssil Antinavio brasileiro Superfície-Superfície, e se prepara para o seu primeiro lançamento de qualificação. A realização desse lançamento será um marco inédito no país e deverá ocorrer no segundo semestre de 2016 a partir de um navio da Marinha do Brasil.

Além de dotar a armada brasileira de mísseis antinavios nacionais, atendendo às suas necessidades operacionais, o Programa MAN-SUP da Marinha do Brasil tem o objetivo de garantir ao Brasil o domínio e a autonomia tecnológica em todo o ciclo de vida de armamentos dessa classe, desde o desenvolvimento até a operação e a manutenção, sempre em parceria com a indústria nacional de defesa.

Na Mectron, as atividades estão focadas na finalização do projeto, fabricação, integração e testes dos protótipos que serão utilizados para os lançamentos a partir de navios da Marinha, no litoral brasileiro, contra um alvo simulado posicionado a aproximadamente 70 km do navio lançador. Flavio Gesca, Diretor do Contrato do MAN-SUP na Mectron, esclarece que “embora não tenhamos ainda uma data precisa para o lançamento, estamos entrando na reta final de um evento que será histórico para a Marinha do Brasil e para a indústria nacional de defesa. Será a materialização de uma decisão estratégica tomada há alguns anos pela Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM): investir no desenvolvimento da tecnologia nacional. Ver hoje a capacidade de nossas equipes e os resultados de altíssimo valor agregado que estão sendo gerados, é muito gratificante".

O programa de desenvolvimento do MAN-SUP teve início em dezembro de 2011, numa divisão de trabalho com outras duas empresas brasileiras. Foi atribuída à Mectron a responsabilidade pelo o que é considerado o “cérebro do míssil”, o Sistema de Guiagem Navegação e Controle, que reúne os subsistemas que proporcionam autonomia e inteligência ao controle do míssil ao longo de todo o seu voo, numa trajetória de característica “sea skimming” (voo rente ao mar) em direção ao alvo.




Adicionalmente, a Mectron tem a responsabilidade pelo desenvolvimento do Sistema de Telemetria que será utilizado em apoio à verificação da funcionalidade dos protótipos em seus lançamentos reais. 

A Marinha do Brasil estrategicamente adotou requisitos que são fundamentais para o seu objetivo de soberania nacional, através da autonomia tecnológica. Em primeiro lugar, o MAN-SUP deve ser desenvolvido sem a utilização de qualquer componente que tenha restrição em seu fornecimento, ou seja, que requeira “End-User Certificate”. Em segundo, o MAN-SUP deve ter plena compatibilidade com os meios de lançamento existentes hoje na Marinha do Brasil para mísseis desse mesmo emprego, reduzindo significativamente seus custos de integração.

Em referência ao requisito de uso de componentes sem necessidade de “End-User Certificate”, a Mectron venceu um grande desafio ao desenvolver uma solução de bateria para o MAN-SUP livre de qualquer restrição de fornecimento. Tipicamente, armamentos como esse utilizam Baterias Térmicas que em todo o mundo só são fornecidas mediante aprovação de End-User.

Flavio Gesca comenta que “a equipe da Mectron, com sua altíssima competência e criatividade, pôde desenvolver uma solução inovadora que atende aos requisitos de desempenho, ambientais e de segurança, sem quaisquer restrições comerciais”. No caso da plataforma inercial, foi adotada uma solução projetada e fabricada pela própria Marinha do Brasil, através do CTMSP - Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.

No que diz respeito à compatibilidade, a Mectron é responsável pelo desenvolvimento da completa integração do MAN-SUP aos meios de lançamentos existentes em embarcações da Marinha do Brasil, não sendo necessárias quaisquer modificações no atual sistema de disparo. Esse trabalho capacitou a Mectron para futuros fornecimentos de sistemas de lançamentos completos do MAN-SUP à Marinha do Brasil e a outras nações.

A Mectron avança na conclusão do desenvolvimento do MAN-SUP, estando hoje na fase de integração e testes dos subsistemas, incluindo os Algoritmos de Guiagem Navegação e Controle, o Computador de Bordo, o Radioaltímetro, a integração do Sistema de Navegação Inercial, os Atuadores e Profundores, a Telemetria Embarcada, entre outros.

Essa verificação ocorre através de moderna técnica, utilizada por empresas detentoras de alta tecnologia, o HILS (Hardware In-the-Loop Simulation). Essa técnica consiste em testar, em ambiente de laboratório, a integração completa entre software e hardware do míssil e o meio, este último, simulado por computador.

Rodrigo Carnaúba, Diretor de Sistemas e Armas Navais da Mectron, salienta que “o MAN-SUP será um produto brasileiro; fornecido e suportado por empresas nacionais, beneficiando a Marinha do Brasil na redução dos elevados custos de manutenção e no aumento da disponibilidade da arma (MTTR – Mean Time To Repair) pela praticidade em ter seus fornecedores/parceiros a poucas horas de distância”. 


Tendo sob sua liderança na Mectron outro projeto estratégico para a Marinha do Brasil, o TPNer - Torpedo Pesado Nacional em escala reduzida, este, por sua vez, para equipar os submarinos do PROSUB e em parceria com a empresa alemã ATLAS ELEKTRONIK, ele complementa: “conforme necessidades e orientações estratégicas dos nossos Clientes, seja com parcerias nacionais ou internacionais, estamos aqui para desenvolver e reter conhecimento, contribuir para o avanço tecnológico do Brasil e de nossas Forças Armadas”.

Recentemente, a Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT) anunciou o início da busca de um parceiro tecnológico e estratégico para a Mectron. A companhia busca um parceiro internacional, mantendo sua característica de Empresa Estratégica de Defesa (EED). Diante das restrições orçamentárias momentâneas [especialmente por conta da Lava-Jato, que até agora me parece somente buscar punir corruptos que tenham alguma interface com o atual governo federal, mas também punir e inviabilizar as empresas nacionais estratégicas onde trabalhavam (as estrangeiras têm tratamento diferenciado, como a Alstom, a Siemens etc)] que estão afetando os projetos da área de defesa no Brasil, a ODT, consciente de seu importante papel estratégico-político para o nosso país no campo da defesa e tecnologia, busca um parceiro que contribua com o acesso direto à tecnologia, com uma estrutura de capital robusta e com atuação no mercado global. Com a integração desse novo parceiro tecnológico, a Mectron estará ainda mais preparada para atender âs demandas estratégicas do Governo Brasileiro, das Forças Armadas do Brasil, bem como de Clientes internacionais."

FONTE: do site "DefesaNet"  (http://www.defesanet.com.br/prosuper/noticia/21056/Mectron-prepara-se-para-o-lancamento-do-primeiro-Missil-Antinavio-brasileiro-(MAN-SUP)/). [Título, imagem do google e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 1democracia&política']

Nenhum comentário: