sexta-feira, 4 de junho de 2010

RISCO DE IMINENTE GUERRA ENTRE AS COREIAS


Navio da Coreia do Sul que afundou

"Coreia do Norte espera guerra com a rival "a qualquer momento"

"A situação na península Coreana está "tão grave" que uma guerra pode começar "a qualquer momento", disse ontem Ri Jang-gon, embaixador-adjunto norte-coreano perante a Conferência de Desarmamento da ONU, em Genebra.

Ri disse que as tropas norte-coreanas então sob "alerta total" e "preparadas para reagir prontamente a qualquer retaliação, inclusive a guerra".

Seul e Pyongyang estão numa espiral de tensão desde o naufrágio de um barco da Marinha sul-coreana que deixou 46 mortos, em março.

Aliados dos EUA, os sul-coreanos acusam os vizinhos de terem torpedeado seu navio e ameaçam pedir sanções no Conselho de Segurança.

Pyongyang nega e afirma que o ataque foi forjado com o intuito de pressionar o recluso regime comunista, já sob as sanções impostas em decorrência dos testes nucleares que realizou em 2006 e 2009.

Ontem, em Genebra, o enviado norte-coreano disse que a investigação sul-coreana do episódio, cujo resultado previsivelmente culpou a rival, está baseada em "suposições".

O embaixador da Coreia do Sul, Im Han-taek, reagiu logo às declarações, acusando a rival de ter "objetivos propagandísticos". Laura Kennedy, embaixadora dos EUA no mesmo fórum, defendeu a posição da potência e a investigação sul-coreana, que considerou "escrupulosa e cuidadosa".

Em Cingapura, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, disse que os EUA estudam realizar exercícios militares extras com a aliada Coreia do Sul em breve. Segundo Gates, poderão ocorrer inclusive exercícios antissubmarinos.

O naufrágio foi o incidente militar mais fatal na região desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com cessar-fogo -não com tratado de paz, o que mantém os países tecnicamente em guerra."

FONTE: publicado hoje (04/06) na Folha de São Paulo [título e imagem colocados por este blog].

Um comentário:

Fluxo disse...

Dificilmente, haverá guerra entre as Coréias, pois poderemos saber como se inicia, mas nunca como acabará tal conflito. Os dirigentes da Coréia do Norte não seriam loucos para chegar a tal extremo, ou seriam?
A Coréia do Norte está sob controle chinês mais do que Israel sob o controle americano.