sábado, 11 de dezembro de 2010

A AMÉRICA LATINA DEIXA A ADOLESCÊNCIA


Por Paulo Daniel, na CartaCapital

“O cenário econômico e ideológico latino-americano mudou, queiram ou não. Está mais diversificado, repleto de ideias e propostas, com enraizamento na história latino-americana.

Na década de 90, as teses liberais transformaram-se em senso comum dos governos do continente. Foi a “golden age” das privatizações, da desregulamentação dos mercados, da livre mobilidade de capitais, sem contar a crença cega da extinção das fronteiras e na utopia da globalização.

Mas, mesmo depois das derrotas neoliberais, os governos recém-eleitos, sem exceção, mantiveram o modelo econômico vigente, Hugo Chávez, por exemplo, em seu primeiro ano de governo, manteve religiosamente os pagamentos de juros da dívida externa venezuelana, sem nenhuma renegociação.

Concretamente, ainda não existe um projeto socialista, aliás, estamos anos luz de distância disso, mas, também, não mais estamos rezando em uma cartilha liberal como no início dos anos 90.

Na Argentina, com as políticas implementadas por Néstor e agora por Cristina Kirchner, estão cada vez mais distantes de Menem, ao transformar em prioridade absoluta de seus governos a criação de empregos e a recuperação da massa salarial de seu povo.

Na Bolívia e na Venezuela, o ponto central está sendo o desenvolvimento e a criação de um núcleo produtivo estatal com capacidade estratégica de liderar o desenvolvimento do país na perspectiva de construção da cidadania.

Quanto ao Equador, um país petroleiro, nos dá um exemplo de como utilizar suas reservas petrolíferas sem explorá-las diretamente. O governo equatoriano e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) assinaram um acordo que prevê não explorar um campo de petróleo em uma área de proteção ambiental na Amazônia; como compensação por deixar intacto o equivalente a 13% de suas reservas de óleo, o país pretende receber pelo menos, US$ 3,5 bilhões de nações ricas.

No Brasil, principalmente a partir do segundo governo Lula, vivemos momento claro de consolidação da inclusão social e crescimento econômico, evidentemente, sem o objetivo estratégico de construir o socialismo, mas sim, em “destravar o capitalismo brasileiro”; de certa maneira, retomou-se o velho projeto desenvolvimentista da década de 30, o qual somente foi interrompido nos anos 90.

Na crise financeira internacional que assolou o mundo, os governos latino-americanos não titubearam; utilizaram-se de políticas públicas anticíclicas o que tornou possível o início da recuperação econômica a partir da segunda metade de 2009.

Por fim, é através da política externa em que se observa a maior independência dos países latino-americanos em relação aos EUA e outros países considerados desenvolvidos, como a Espanha, que ainda possui forte influência sobre muitos países do continente. Criou-se a UNASUL, combateu-se a ALCA, ampliou-se as relações comerciais e econômicas entre si.

Isso é mais do que uma sinalização concreta que poderemos caminhar com as próprias pernas, sem tutelar e ser tutelado por ninguém, ou seja, estamos prontos a desenvolver nossos projetos de nação. Deixamos a adolescência e entramos na fase adulta como importantes partícipes da geoeconomia mundial…”

FONTE: escrito por Paulo Daniel, na CartaCapital, e transcrito
pelo jornalista Rodrigo Vianna em seu blog “Escrivinhador” (http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/a-america-latina-deixa-a-adolescencia.html) [imagem obtida no Google e adicionada por este blog]..

Nenhum comentário: