terça-feira, 14 de dezembro de 2010

BANDEIRA BRASILEIRA VIRA SÍMBOLO DE PAZ NO ORIENTE MÉDIO


“A bandeira do Brasil virou “arma” de protesto no Oriente Médio. Vigiado por militares de Israel, um palestino empunhou a bandeira brasileira na sexta-feira (10) no vilarejo de Bilin, perto de Ramallah, em uma manifestação contra a barreira que separa a Cisjordânia do território israelense.

Aparentemente, o ato simboliza uma espécie de agradecimento pelo reconhecimento do Estado Palestino — com as fronteiras de 1967, antes da Guerra dos Seis Dias — anunciado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 3 de dezembro.

Poucos dias depois, Argentina e Uruguai, também anunciaram que vão seguir a decisão. Brasil e Argentina são os primeiros países ocidentais a se juntarem às mais de cem nações árabes, asiáticas, africanas e do leste europeu que reconhecem o Estado Palestino — o Uruguai anunciou a formalização do reconhecimento em 2011.

As adesões ao reconhecimento diplomático do Estado Palestino são encaradas com temor pelos norte-americanos e sionistas, pois podem levar outros países a seguirem o mesmo caminho — o que deve criar ainda mais obstáculos políticos contra o expansionismo de Israel e a selvagem agressão aos palestinos, promovida com total apoio do governo de Washington e de outras potências ocidentais.”

FONTE: portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=143581&id_secao=9). [Imagem obtida no Google e adicionada por este blog].

Nenhum comentário: