sábado, 4 de dezembro de 2010

BRASIL RECONHECE ESTADO PALESTINO NAS FRONTEIRAS ANTERIORES A 1967


O Itamaraty anunciou sexta-feira (3) que o governo brasileiro reconheceu o Estado palestino nas fronteiras anteriores à “guerra dos seis dias”, em 1967.

O pedido havia sido feito pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em carta datada de 24 de novembro."Por considerar que a solicitação apresentada por Vossa Excelência é justa e coerente com os princípios defendidos pelo Brasil para a Questão Palestina, o Brasil, por meio desta carta, reconhece o Estado palestino nas fronteiras de 1967", diz Lula na carta a Abbas.

"O reconhecimento do Estado palestino é parte da convicção brasileira de que um processo negociador que resulte em dois Estados convivendo pacificamente e em segurança é o melhor caminho para a paz no Oriente Médio", acrescenta.

De acordo com nota divulgada pelo Itamaraty, a iniciativa é coerente com a disposição histórica do Brasil de contribuir para o processo de paz entre Israel e Palestina e não interfere nas negociações.

O ministério das Relações Exteriores diz, ainda, que a decisão está de acordo com as resoluções da ONU, que exigem o fim da ocupação dos territórios palestinos e a construção de um Estado independente.”

FONTE: Portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/internacional-1/brasil-reconhece-estado-palestino-nas-fronteiras-anteriores-a-1967-32941.html) [imagem acrescentada por este blog].

Nenhum comentário: