sábado, 18 de dezembro de 2010

CHINA TREINARÁ 10 MIL POMBOS PARA SE COMUNICAR EM CASO DE GUERRA


War Pigeons

“A divisão do Exército de Libertação Popular na província chinesa de Sichuan treinará dez mil pombos-correio para garantir a comunicação em caso de guerra ou catástrofe natural, informou sexta-feira o jornal ‘South China Morning Post’. Segundo o diário, talvez se trate do maior "esquadrão" do mundo, que em tempos de paz será utilizado para chegar a zonas remotas.

A escolha de Sichuan não é casual, já que em 2008 a região sofreu um dos piores terremotos da última década, com mais de 90 mil mortos e desaparecidos e as comunicações cortadas em muitas zonas. Províncias vizinhas, como Guizhou, Yunnan e a região do Tibete, terão estações para receber mensagens destes pombos.

O primeiro grupo desse tipo de ave para uso militar na China nasceu em 1950 em Yunnan (no sudoeste do país, na fronteira com Laos e Mianmar), para enviar mensagens aos vizinhos países do sudeste da Ásia, embora naquela ocasião os pombos tenham sido importados da Polônia e União Soviética. Desde então, a capital provincial de Yunnan, Kunming, é o principal centro dedicado ao uso militar de pombos, onde mais de 50 mil dessas aves já foram treinadas.

Os pombos-correio, lembrou o ‘South China Morning Post’, foram utilizados nas duas guerras mundiais do século XX, sendo que, na primeira delas, calcula-se que 95% das mensagens transmitidas por esse meio chegaram com sucesso a seu destino.


                   Central de "comunição" norte americana

FONTE: agência espanhola de notícias EFE. Transcrito no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/10_12/101217_15_efe_china_pombos.html).

Nenhum comentário: