sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

INDÚSTRIA ‘PISA NO FREIO’, MAS AINDA ASSIMCRESCE 12% NO ANO!!!


“Os números do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados quinta-feira (8) pelo IBGE mostram que a indústria brasileira ‘pisou no freio’ no terceiro trimestre, mas ainda mantém resultados [muito] positivos no acumulado do ano.

A riqueza gerada pelo setor teve queda de 1,3% no terceiro trimestre em relação ao segundo. No acumulado do ano, até setembro, porém, a indústria foi a área da economia que mais cresceu, com 12,3%, superando a agropecuária (7,8%) e os serviços (5,7%). No acumulado até setembro, o PIB como um todo cresceu 8,4%.

COMPARAÇÃO COM 2º TRIMESTRE

Em relação ao segundo trimestre deste ano, quando a indústria teve queda de 1,3%, o pior desempenho, entre as atividades industriais, ficou com a construção civil, que caiu 2,3%. A indústria de transformação recuou 1,6%. O extrativismo de minérios foi o que cresceu mais, com 1,9%.

No entanto, na comparação com o terceiro trimestre de 2009, apesar de desacelerar, a indústria foi o setor que mais cresceu, com alta de 8,3%.

Nos acumulado deste ano, o desempenho da indústria (alta de 12,3%) foi favorecido principalmente pelas atividades de extração mineral, que cresceram 16%.

Em seguida, vieram construção civil (13,6%) e indústria de transformação (12,5%). Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana teve aumento de 8,8%.”

FONTE: portal UOL (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/12/09/industria-pisa-no-freio-mas-ainda-cresce-12-no-ano.jhtm) [imagem e pequeno detalhe de exclamação no título e ‘muito’ entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: