sábado, 4 de dezembro de 2010

LULA: BRASIL ESTÁ PRONTO PARA RECEBER DE VOLTA QUEM MIGROU EM BUSCA DE EMPREGO


“Depois de ver durante décadas milhares de brasileiros deixarem o País em busca de oportunidades no exterior, o presidente Lula acredita que agora o Brasil está pronto para garantir a esse pessoal tudo a que eles têm direito. Afinal, o País está se desenvolvendo e ampliando oportunidades de emprego, graças aos investimentos em infraestrutura, energia e educação, e isso reabre as portas para o regresso dos brasileiros que estão pelo mundo, disse Lula sexta-feira (3) na III Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro (RJ).

"Eu sonho que não está longe o dia em que só estará no exterior o brasileiro que quiser estar no exterior. Mas ele não estará mais fora fugindo daquele tempo tenebroso em que nós passamos vinte anos sem gerar emprego neste país. Muitos de vocês foram embora para adquirir o direito de comer outra vez e nós queremos dizer para vocês que este país está pronto para garantir o direito de comer a todos os brasileiros aqui dentro do Brasil", disse Lula.

O presidente Lula citou as obras das hidrelétricas Jirau, Santo Antônio e Belo Monte – as três maiores em construção no mundo –, as ferrovias Norte-Sul, Leste-Oeste e Transnordestina, além das refinarias do Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte como exemplos de obras que geram muitos empregos e oportunidades no País. Se levarmos em conta, ainda, os investimentos do Pré-sal, o Brasil está em patamar superior aos países desenvolvidos quando se fala em emprego e crescimento, disse ele.

O momento de crescimento acelerado do Brasil tende a continuar, afirmou Lula, uma vez que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, exerceu papel fundamental na elaboração e condução de programas e políticas públicas que impulsionaram o País – e, portanto, vai dar continuidade ao projeto. Para ele, se a economia brasileira continuar crescendo nesse ritmo, em muito pouco tempo não faltará lugar para os brasileiros que moram fora e ainda haverá oportunidades para trabalhadores de outros países.

"Estou certo de que o Brasil tem pela frente anos excepcionais. O que está acontecendo neste país é uma coisa que eu sonhei muito tempo e que muitos de vocês sonharam. Este país não pode mais ser governado para 30% da população", afirmou o presidente.

A III Conferência Brasileiros no Mundo teve início quinta-feira (02/12), e tem o objetivo de debater as políticas governamentais para as comunidades brasileiras que vivem fora do país. Durante a cerimônia, houve ainda a posse do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior.”

FONTE: Blog do Planalto. Transcrito no portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/governo-lula-10/lula:-brasil-esta-pronto-para-receber-de-volta-quem-migrou-em-busca-de-emprego-32911.html). [imagem acrescentada por este blog].

Nenhum comentário: