sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

LULA PEDE MANIFESTAÇÃO PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO CASO WIKILEAKS


“Saiu no ‘Folha Online’:

LULA PEDE MANIFESTAÇÃO CONTRA PRISÃO DO CRIADOR DO WIKILEAKS

Simone Iglesias, de Brasília

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse quinta-feira que deveria haver protesto contra a prisão de Julian Assange, proprietário do site WikiLeaks que vem vazando documentos diplomáticos. Afirmou que o erro não é dele que divulgou, mas dos diplomatas que fizeram os documentos.

“O que acho estranho é que o rapaz que estava desembaraçando a diplomacia foi preso e eu não estou vendo nenhum protesto contra a liberdade de expressão. Não tem nada contra a liberdade de expressão de um rapaz que estava colocando a nu um trabalho menor que alguns embaixadores fizeram”, disse, durante balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), no Palácio do Planalto. (…)

Lula pediu aos assessores que comecem a fazer manifestação no Blog do Planalto. “Vamos fazer o primeiro protesto, então, contra a liberdade de expressão na internet, porque o rapaz estava colocando lá apenas o que ele leu. E se ele leu é porque alguém escreveu. O culpado não é quem divulgou, mas quem escreveu a bobagem. Então, que fique aqui meu protesto”, afirmou o presidente.”




P.S: PUTIN JUNTA-SE A LULA NA CRITICA À PRISÃO DO FUNDADOR DO WIKILEAKS

“O primeiro-ministro russo Vladimir Putin repetiu o gesto do Presidente Lula e também questionou quinta-feira a prisão do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, na Grã-Bretanha.

Durante uma coletiva de imprensa, Putin questionou: "Isso é democracia?... Se falamos de democracia, é necessário que seja total. Por que Assange foi preso? Isso é democracia?... É preciso começar olhando para nossos próprios pés. A bola está no campo de nossos colegas americanos agora", ironizou Putin. (Com informações da AFP)

FONTE: texto de Simone Iglesias publicado na “Folha Online” e transcrito no portal “Conversa Afiada”, do jornalista Paulo Henrique Amorim (http://www.conversaafiada.com.br/mundo/2010/12/09/lula-pede-manifestacao-pela-liberdade-de-expressao-no-caso-wikileaks/). Vídeo obtido no blog “DoLaDoDeLá”, do jornalista Marco Aurélio Mello (http://maureliomello.blogspot.com/2010/12/da-para-entender-agora-por-que-ele-e-o.html). Post Scriptum obtido no blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/12/putin-junta-se-lula-na-critica-prisao.html) [imagem inicial colocada por este blog]..

Nenhum comentário: