segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RENDA SOBE MAIS PARA QUEM GANHA MENOS


RENDIMENTO DE PROFISSÕES QUE PAGAM SALÁRIOS MAIS BAIXOS CRESCE MAIS QUE O DE ATIVIDADES QUE REMUNERAM MELHOR

Reajuste do mínimo e falta de profissionais explicam aumento maior em setores como construção e comércio

Sinal de melhora na distribuição de renda, os trabalhadores que ganham salários mais baixos, como os da construção civil e dos serviços domésticos, viram em 2010 seu rendimento crescer mais do que os de atividades que pagam melhor, como a indústria.

Tal retrato surge de levantamento da Folha feito a partir de dados da Pesquisa Mensal de Emprego e explica, em parte, o avanço do consumo das classes C e D.

Segundo especialistas, o resultado se deve principalmente à escassez de profissionais nesses setores e ao reajuste real do salário mínimo, ao qual os salários mais baixos estão mais atrelados.

O rendimento subiu acima da média das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE (3,3%) na construção civil (10,6%), nos serviços domésticos (5,5%) e no comércio (4,7%) -ramos com as menores remunerações.

Já na indústria, a atividade que paga os melhores salários, a alta foi de 0,5%.

Os dados indicam uma melhora na distribuição de renda, mas se referem apenas a ganhos do trabalho.

Por isso, não é possível determinar o real avanço da equidade nessas regiões: não estão incluídas a renda de capital (investimentos e valorização do patrimônio, que pesam mais entre os mais ricos) nem a de transferências como programas sociais e aposentadorias (mais relevantes entre os mais pobres).

MÍNIMO AJUDA

Para Cimar Azeredo Pereira, do IBGE, o aumento real do salário mínimo "é um importante instrumento de elevação dos salários mais baixos", especialmente de quem ganha até dois salários mínimos -a maior parte dos trabalhadores da construção e dos serviços domésticos.

Pereira afirma que a valorização do salário mínimo compensou o repique da inflação e assegurou o crescimento da renda também entre as pessoas com menor nível de escolaridade.

Fábio Romão, economista da LCA, diz que a conjuntura econômica favorável também ajudou a ampliar a renda dos que ganham menos.
"A construção, por exemplo, cresceu muito e há falta de mão de obra, o que obriga as empresas a pagar salários melhores para reter ou para contratar profissionais."

A distribuição de renda também ocorreu regionalmente: os salários subiram mais em Recife (10,4%), Belo Horizonte (5,5%) e Rio de Janeiro (5,6%), regiões com rendimentos menores que São Paulo, cujo crescimento médio neste ano foi de 0,5%.”

FONTE: reportagem de Pedro Soares publicada na Folha.com e portal UOL (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1212201002.htm). [Imagem obtida no Google e adicionada por este blog].

Nenhum comentário: