quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

LULA É VENCEDOR DO PRÊMIO “INTERNATIONAL FOUR FREEDOMS AWARD 2012”

“A fundação holandesa ‘Roosevelt Stichting’ anunciou na terça-feira (1º) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi selecionado como vencedor do ‘International Four Freedoms Award 2012’ (em português, “Prêmio Internacional das Quatro Liberdades 2012).

A homenagem é concedida desde 1982 a pessoas e instituições que se engajaram para proteger a liberdade usando instrumentos pacíficos. A expressão “Quatro Liberdades” se refere a um discurso proferido em 1941 no Congresso Americano por Franklin Roosevelt. Na ocasião, o presidente dos EUA disse que um mundo seguro necessitava de quatro tipos de liberdade: de opinião e expressão, de culto, liberdade das privações e liberdade dos temores.

Em seu comunicado, a “Roosevelt Stichting” diz que Lula é inspiração à comunidade internacional por sua “ascensão da pobreza abjeta à Presidência do Brasil, e sua determinação em livrar o Brasil da extrema pobreza e da injustiça social que por tanto tempo flagelou seus cidadãos menos afortunados”.

A cerimônia de premiação ocorrerá em 12 de maio em Midelburgo, na Holanda. Além de Lula, homenageado principal, a “Roosevelt Stichting” também concederá quatro medalhas:

Liberdade de opinião e expressão: Al Jazeera [pela atuação em defesa da liberdade de expressão]

Liberdade de culto: arcebispo Bartholomew I [arcebispo de Constantinopla Bartolomeu I, pelo trabalho conciliador entre as religiões muçulmanas, judaicas e cristãs]

Liberdade das privações: Ela Ramesh Bhatt [que lutou pela participação feminina no mercado de trabalho e direitos das mulheres na Índia]

Liberdade dos temores: Hussain al-Shahristani [ministro de Energia iraquiano Hussain al-Shahristani, preso em 1980 pelo regime do Saddam Hussein, por seu trabalho para interromper a então suposta construção de armas nucleares].

[É a primeira vez que um brasileiro aparece entre os vencedores da premiação, realizada desde 1982. Em anos anteriores foram homenageados personalidades como o líder espiritual tibetano Dalai Lama. A cerimônia da premiação será no dia 12 de maio em Midelburgo, na Holanda. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Lula, o ex-presidente, em tratamento contra o câncer na laringe, deverá ir ao evento].

FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula”  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2012/02/lula-e-escolhido-vencedor-do-premo.html) [trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’, obtidos da Agência Estado e do Instituto Lula, via portal do jornalista Luis Nassif]

Nenhum comentário: