quinta-feira, 19 de julho de 2012

RÚSSIA AFIRMA QUE NÃO PERMITIRÁ QUE ONU APOIE REBELDES SÍRIOS


O presidente russo, Vladimir Putin (dir.), cumprimenta Kofi Annan durante encontro em Moscou

“A Rússia não permitirá que o Conselho de Segurança adote resolução que implique apoio da ONU a uma "revolução" na Síria, declarou ontem, quarta-feira [18], o chanceler russo Serguei Lavrov, que classificou os combates que acontecem nesse país de “decisivos”.

"Neste momento, ocorrem combates decisivos na Síria. E a adoção de resolução (ocidental) seria apoio direto a um movimento revolucionário. Se é uma revolução, a ONU não tem nada a ver com isso", declarou Lavrov aos jornalistas, à margem de uma reunião no Kremlin entre o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

O encontro aconteceu enquanto um atentado contra a sede da Segurança Nacional síria, em Damasco, provocava a morte do ministro da Defesa do país e de seu vice, que também é cunhado do presidente Bashar al-Assad. Outras autoridades morreram e ficaram feridas, mas não há informações precisas sobre as vítimas.

O presidente sírio, Bashar al-Assad, disse que não vai ceder o poder livremente, segundo Lavrov, alertando as potências ocidentais que o apoio delas aos rebeldes vai apenas aumentar o banho de sangue na Síria. "Em vez de acalmar a oposição, alguns parceiros estão alimentando uma escalada (da violência)", disse ele. "É um beco sem saída apoiar a oposição. Assad não vai sair por conta própria e os nossos parceiros do Ocidente não sabem o que fazer quanto a isso."

Com o crescimento da violência, o Ocidente quer que a Rússia retire seu apoio a Assad. Ao lado da China, o governo russo vetou ações do Conselho de Segurança da ONU que aumentariam a pressão sobre a Síria. Mas, antes de encontro com o mediador internacional Kofi Annan em Moscou na terça [17], Lavrov não indicou qualquer mudança de posição.”

FONTE: divulgado pela agência francesa de notícias AFP e transcrito no portal “Terra Magazine” (http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5999896-EI17594,00-Russia+diz+que+nao+permitira+que+ONU+apoie+rebeldes+sirios.html).

Nenhum comentário: