sexta-feira, 27 de julho de 2012

O CALCANHAR DE AQUILES DE JOSÉ SERRA


A BLOGOFOBIA DE JOSÉ SERRA

Por Leandro Fortes, em seu blog na revista “CartaCapital”

“A blogosfera e as redes sociais são o calcanhar de Aquiles de José Serra, e não é de agora. Na campanha eleitoral de 2010, o tucano experimentou, pela primeira vez, o gosto amargo da quebra da hegemonia da mídia que o apóia – toda a velha mídia, incluindo os jornalões, as Organizações Globo e afins.

O marco zero desse processo foi a desconstrução imediata, online, da farsa da bolinha de papel na careca do tucano, naquele mesmo ano, talvez a ação mais vexatória da relação imprensa/política desde a edição do debate Collor x Lula, em 1989, pela TV Globo. Aliás, não houvesse a internet, o que restaria do episódio do “atentado” ao candidato tucano seria a versão risível e jornalisticamente degradante do ataque do rolo de fita crepe montado às pressas pelo “Jornal Nacional”, à custa da inesquecível performance do perito Ricardo Molina.

A repercussão desse desmonte midiático na rede mundial de computadores acendeu o sinal amarelo nas campanhas de marketing do PSDB, mas não o suficiente para se bolar uma solução competente nas hostes tucanas.

Desmascarado em 2010, Serra reagiu mal, chamou os blogueiros que lhe faziam oposição de “sujos”, o que, como tudo o mais na internet, virou motivo de piada e gerou efeito reverso. Ser “sujo” passou a ser mérito na blogosfera em contraposição aos blogueiros “limpinhos” instalados nos conglomerados de mídia, a replicar como papagaios o discurso e as diatribes dos patrões, todos, aliás, alinhados à campanha de Serra.

Ainda em 2010, Serra tentou montar uma tropa de “trolls” na internet comandada pelo tucano Eduardo Graeff, ex-secretário-geral do governo Fernando Henrique Cardoso. Esse exército de brucutus, organizado de forma primária na rede, foi facilmente desarticulado, primeiro, por uma reportagem de “CartaCapital”, depois, por uma investigação do “Tijolaço.com”, blog noticioso, atualmente desativado, do ministro Brizola Neto, do Trabalho.

Desde então, a única estratégia possível para José Serra foi a de desqualificar a atuação da blogosfera a partir da acusação, iniciada por alguns acólitos ainda mantidos por ele nas redações, de que os blogueiros “sujos” são financiados pelo governo do PT para injuriá-lo. Tenta, assim, generalizar para todo o movimento de blogs uma realidade de poucos, pouquíssimos, blogueiros que conseguiram montar um esquema comercial minimamente viável e, é preciso que se diga, absolutamente legítimo.

Nos encontros nacionais e regionais de blogueiros dos quais participo há pelo menos três anos, costumo dar boas risadas com a rapaziada da blogosfera que enfrenta sozinha coronéis da política e o Poder Judiciário sobre essa acusação de financiamento estatal. Como 99% dos chamados blogueiros progressistas (de esquerda, os “sujos”) se bancam pelo próprio bolso, e com muita dificuldade, essa discussão soa não somente surreal, mas intelectualmente desonesta. Isso porque nada é mais financiado por propaganda governamental e estatal do que a velha mídia nacional, essa mesma que perfila incondicionalmente com Serra e para ele produz, não raramente, óbvias reportagens manipuladas. Sem a propaganda oficial do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Petrobras, todos esses gigantes que se unem para defender a liberdade de imprensa e expressão nos convescotes do “Instituto Millenium” estariam mendigando patrocínio de açougues e padarias de bairro para sobreviver.

Como nunca conseguiu quebrar a espinha dorsal da blogosfera e é um fiasco quando atua nas redes sociais, a turma de Serra tenta emplacar, agora, a pecha de “nazista” naqueles que antes chamou de “sujo”. É uma estratégia tão primária que, às vezes, duvido que tenha sido bolada por adultos.

Um candidato de direita, apoiado pelos setores mais reacionários, homofóbicos, racistas e conservadores da sociedade brasileira a chamar seus opositores de nazistas. Antes fosse só uma piada de mau gosto.”

FONTE: escrito pelo jornalista Leandro Fortes, em seu blog na revista “CartaCapital”. Transcrito no portal “Viomundo”  (http://www.viomundo.com.br/politica/leandro-fortes-sobre-o-calcanhar-de-aquiles-de-jose-serra.html) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

2 comentários:

Unknown disse...

Delete a foto da Av. Presidente Vargas do seu blog no link abaixo

http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2012/04/malvinas-marinha-argentina-recrutou-mil.html

A foto é minha e não dei autorização de uso das fotos.
Você ao usar a minha foto, atrapalha a divulgação do meu trabalho.

O endereço para você deletar as fotos.
http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2012/04/malvinas-marinha-argentina-recrutou-mil.html

Proibida reprodução sem autorização, com ou sem interesse comercial.
Todas as fotos estão sob a Lei do Direito Autoral Nº 9.610, de 19 de Fevereiro De 1998.


Claudio Lara

Unknown disse...

Claudio Costa,
Acreditei na sua palavra e deletei a referida fotografia.
Como indiquei na "fonte" daquela minha postagem, eu obtivera a foto (que você afirma ser sua e de exposição proibida) no arquivo do "Google Imagens", que disponibiliza imagens para o público do mundo todo sem referência de que aquelas exposições de milhões de fotos é ilegal. Você já enviou esse seu gentil comentário para o Google?
Maria Tereza