domingo, 15 de julho de 2012

A CRIAÇÃO DA ALIANÇA DO PACÍFICO



Por Gabriel Bonis, da revista “Carta Capital”


“Há cerca de um mês, a criação de um bloco de integração na América Latina passou quase despercebida no Brasil, mas aparentemente não entre os líderes do MERCOSUL. A entrada da Venezuela no mercado sul-americano é apontada como reação à “Aliança do Pacífico”. Formado por Chile, Peru, Colômbia e México, o acordo prevê a integração das economias dos países do oceano Pacífico para que seus integrantes enfrentem a concorrência asiática e se transformem no motor do crescimento latino-americano. Uma proposta que imporá desafios ao projeto de expansão do MERCOSUL, como a solução de problemas internos de seus membros, mas sem inicialmente ameaçá-lo.

A “Aliança do Pacífico” aposta na diversificação de suas relações comerciais para conter o avanço chinês na região, ao mesmo tempo que aproveita os benefícios da demanda asiática por ‘commodities’. Todo esse fluxo de comércio comporia uma área de livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas, em um projeto semelhante ao MERCOSUL. A principal diferença apontada pelos líderes dos países do novo bloco, no entanto, seria a busca por integração rápida. Algo que tornaria o mecanismo mais atraente, embora ele já seja visto como a iniciativa “mais importante” e ambiciosa da região pelo economista Roberto Teixeira da Costa, presidente da “Câmara de Arbitragem da Bolsa de Valores de São Paulo”. Para ele, o plano acerta ao explorar a ligação com Pacífico, que coloca o bloco na rota preferida das Américas com a Ásia, logo, em vantagem ao MERCOSUL na concorrência pelo mercado asiático.

O novo bloco, que reúne 40% do PIB da América Latina, 55% de todas suas exportações e mercado de 206 milhões de consumidores, possui planos ambiciosos na relação entre seus membros. O projeto foca na consolidação de novos investimentos, principalmente em maior integração energética e de infraestrutura, e mais comércio intrarregional (com colaboração alfandegária). A Colômbia seria o referencial para as exportações da produção geral, por possuir tratados de livre comércio com EUA, Canadá e China, por exemplo. Um fator que pode levar esses itens aos mercados citados em melhores condições de preço que os do MERCOSUL.

A Aliança também ataca à burocracia, apresentando o “Mercado Comum Sul-americano-MERCOSUL” como um exemplo a ser ignorado. O grupo pretende avançar de forma mais rápida sem impedimentos ideológicos em temas comerciais e de integração, abominando itens como barreiras protecionistas. O discurso é “totalmente liberalizante”, seja nas tarifas, comércio eletrônico, cooperação aduaneira ou investimentos. E mostra, também, divisão ideológica entre os governos dos países da América do Sul. Enquanto o MERCOSUL vive momento de líderes de esquerda – com a exceção do Paraguai após a deposição de Fernando Lugo -, a “Aliança do Pacífico” reúne os países mais “neoliberais” da América Latina. A exceção fica com o presidente do Peru, Ollanta Humala, da esquerda. Mas o mandatário está preso ao bloco, proposto pelo ex-presidente Alan García, que conduziu reformas liberais no país andino.

O projeto pretende ter grande envergadura regional e abocanhar novos membros. Um discurso que começa a rivalizar com os planos de integração do MERCOSUL. O novo ministro da Fazenda do Paraguai declarou, na última semana, que a suspensão do país do mercado comum sul-americano empurra o governo paraguaio a buscar alianças com outros países e blocos, que incluem os EUA e países da “Aliança do Pacífico”. Mas para Giorgio Romano Schutte, coordenador do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), essa ameaça poderia ser contornada com os países de ambos os blocos realizando acordos econômicos mais flexíveis por meio da UNASUL (União de Nações Sul-Americanas), embora sempre em alerta ao eventual avanço da Aliança. “Se a AP entrar na América do Sul, seria um cenário que a diplomacia brasileira deve atuar.”

Apesar dessa pressão, o MERCOSUL não se deve sentir ameaçado. Alguns elementos da formação da Aliança indicam possíveis dificuldades de integração dos países do novo bloco. Entre eles, a heterogeneidade dos interesses comerciais de seus integrantes. Tullo Vigevani, professor da “Universidade Estadual Paulista” (UNESP) e especialista em MERCOSUL, destaca que o fato de México, Colômbia, Chile e Peru estarem ligados por tratados de área de livre comércio com os EUA coloca a possibilidade de integração regional e produtiva, como se pretende no MERCOSUL, difícil de se deslumbrar. Até porque os países da aliança também possuem acordos com o MERCOSUL.

Para o analista, o MERCOSUL tem mais chances de conseguir consolidar uma integração regional. Isso dependeria, no entanto, de solução, por parte dos governos dos países do bloco, para suas dificuldades regionais e de desenvolvimento interno, que tendem a sinalizar com medidas protecionistas. “Isso não é bom para uma integração, a não ser que se pensasse em um regional desenvolvimentismo.”

FONTE: escrito por Gabriel Bonis, na revista “Carta Capital”. Transcrito no portal de Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-criacao-da-alianca-do-pacifico). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: