sexta-feira, 7 de agosto de 2015

EUA COMPRAM 65% DOS JATOS DA EMBRAER

                            Phenom 300

EUA respondem por 65% das vendas de jatos da Embraer

Por Virgínia Silveira, no jornal "Valor"

"O mercado americano representou mais de 65% das vendas e entregas de jatos executivos da Embraer no primeiro semestre de 2015. No ano passado, essa participação era de 45%. O bom desempenho dos negócios nos Estados Unidos, segundo a fabricante, vem compensando a queda na demanda dos países emergentes e, especialmente do Brasil, onde a falta de confiança [e a campanha "quanto pior melhor" do PSDB, da mídia e da turma de Eduardo Cunha] em relação aos ajustes da economia contribuiram para a retração no setor.

A Embraer entregou 45 jatos executivos no primeiro semestre, sendo 36 leves e nove grandes. A receita da aviação executiva atingiu US$ 570 milhões, 22% do faturamento total da companhia. Dados da "Gama" (Associação dos Fabricantes de Aviação Geral) mostram que, no primeiro semestre deste ano, a indústria do setor entregou 301 jatos executivos. Destes, 64% foram direcionados para o mercado americano."Podemos afirmar que 2014 e 2015 estão sendo os melhores anos de vendas de jatos executivos da Embraer nos Estados Unidos, onde já temos uma participação importante. O Phenom 300, por exemplo, é líder absoluto no segmento light Jet com uma participação de 57% do mercado", disse o presidente da Embraer Aviação Executiva, Marco Túlio Pellegrini.

É para os EUA que a Embraer também está concentrando a linha de montagem final dos jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300. "Com a expansão da fábrica de Melbourne, também iremos produzir lá os modelos Legacy 450 e Legacy 500", disse. O primeiro Legacy 450 montado em solo americano, segundo ele, será entregue no fim de 2016."A visão da Embraer é a de se tornar cada vez mais uma empresa global com "head quarter" no Brasil", afirmou. No caso dos jatos executivos, a produção das estruturas continuará sendo feita pela fábrica de Botucatu (SP), alguns componentes em São José dos Campos e as asas em Portugal.


                          Legacy 450

Nem a retração do mercado brasileiro, que no período de 2010 a 2013 chegou a ser o segundo principal destino dos jatos executivos da Embraer, afetará a perspectiva de crescimento desse segmento na empresa. A previsão, segundo Pellegrini, é de incremento de 12% nas entregas em relação a 2014, além de um aumento de 15% na receita. O mercado de aviação executiva global, segundo Pellegrini, deve manter o mesmo desempenho de 2014 e ser caracterizado pelo aumento do nível de competição entre os fabricantes e também pela presença ainda forte do mercado de aeronaves usadas. "A oferta de jatos usados ainda é muito grande, embora tenha se estabilizado, mas os preços continuam caindo", comentou.

Em 2015 a Embraer prevê entregar de 80 a 90 jatos leves e de 35 a 40 jatos grandes, com uma receita estimada de US$ 1,7 bilhão a US$ 1,85 bilhão, algo em torno de 28% da receita total projetada para a Embraer no período. Em 2014 a aviação executiva respondeu por 16,5 % da receita total da empresa. A certificação do mais novo produto da empresa no segmento de aviação executiva, o Legacy 450, prevista para acontecer ainda este mês, dá o sinal verde para a fabricante começar as entregas e ampliar a receita. O modelo será apresentado pela primeira vez no Brasil durante a "Labace" (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), que acontece em São Paulo entre 11 e 13 de agosto.

Seu principal competidor é o americano "Latitude", da fabricante Cessna, que também estará na "Labace". O preço de lista do jato brasileiro é de US$ 16,5 milhões. Assim como o Legacy 500, o modelo 450 tem tecnologia de controle de voo eletrônico, conhecida como fly-by-wire, só utilizada em jatos executivos com valor acima de US$ 50 milhões.

COMPLEMENTAÇÃO

Embraer apresenta novo jato em feira em São Paulo

"A aeronave executiva está em fase de ensaios em voos; a previsão é que entre no mercado no fim de 2015

Por Xandu Alves, no jornal "O Vale"

A Embraer fará [hoje], sexta-feira, em São Paulo, a primeira apresentação oficial no país do novo jato executivo Legacy 450.

A aeronave da categoria mid-light está em fase final de ensaio em voo e tem entrada no mercado prevista para o quarto trimestre de 2015.


Com capacidade para quatro passageiros, o jato é capaz de voar, sem escalas, de São Paulo a Bogotá, na Colômbia, ou de Manaus a Miami, nos Estados Unidos.

O jato será um dos destaques da Embraer na 12ª edição da "Labace" (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), maior feira de aviação executiva da América Latina que será realizada no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, de 11 a 13 de agosto.

Será a primeira exibição pública do Legacy 450 no Brasil, segundo a Embraer.

Em maio deste ano, a fabricante apresentou o jato pela primeira vez na Europa, durante a 15ª edição da "Ebace" (European Business Aviation Convention and Exhibition). O avião ficou exposto no aeroporto de Genebra, na Suíça, entre 19 e 21 de maio.

Além do Legacy 450, a Embraer levará para a "Labace" exposição estática dos jatos executivos Phenom 100E, Phenom 300, Legacy 500 e Legacy 650.

Tecnologia

O novo jato executivo da Embraer é aposta para confirmar a liderança no mercado global da categoria.

Segundo a empresa, a aeronave é a única da classe a ter tecnologia de controle de voo digital, conhecida como "full fly-by-wire", e faz parte da nova geração de jatos que a fabricante oferece ao mercado.


Os ensaios em voo do Legacy 450 têm apresentado resultados que superam as expectativas, demonstrando maturidade e excelente desempenho, como ocorreu com o Legacy 500”, afirmou Marco Tulio Pellegrini, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, em comunicado.

Os visitantes da 'Labace' vão se surpreender com todo o conforto de uma cabine de 1,83 m de altura com piso plano e toda tecnologia que pela primeira vez é oferecida em uma aeronave dessa categoria.”

O Legacy 450 compartilha dos atributos do Legacy 500, aeronave da categoria midsize certificada no ano passado e que quebrou paradigmas do setor por meio de introdução de sofisticadas tecnologias até então usadas somente em aeronaves maiores.

Feira

A expectativa dos organizadores da "Labace" é de receber público de 16 mil visitantes nos três dias da feira.

Para este ano, o evento contará com 190 marcas presentes e em torno de 68 aeronaves expostas, de companhias como Gulfstream, Líder, Helibras e TAM Aviação Executiva, além da Embraer."

FONTE: escrito por Virgínia Silveira, no jornal "Valor" e (a complementação) por Xandu Alves, no jornal "O Vale", Transcrito no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/notimp#n90737). [Imagens do google acrescentadas por este blog 'democracia&política']. 

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