sábado, 20 de junho de 2015

AÉCIO E PSDB PROMETEM RETALIAR DILMA POR CONTA DO VEXAME QUE DERAM




[Observação deste blog 'democracia&política': 

Imagine uma Van com meia dúzia de parlamentares venezuelanos que vieram ao Brasil em missão não-oficial, não-diplomática, não representando o governo da Venezuela, apenas por decisão de um grupinho deles (porém, ninguém é de ferro, com tudo pago com dinheiro público, avião, combustível, pilotos, transporte terrestre, diárias), para visitar presos brasileiros, encarcerados sem prova de crimes e sem condenação (como ocorreu no "mensalão" e ocorre na Lava Jato). 

Ação essa, daquela turma de parlamentares, propagada como "em prol da democracia e da liberdade na América do Sul". Um dos integrantes da comitiva, com estranha expressão em seu rosto, parecendo imbecilizado, afirmou com arrogância para a imprensa que veio ao Brasil "para fazer aquilo que o governo venezuelano deveria ter feito há muito tempo".

Se essa comitiva, ao sair do aeroporto de Guarulhos ou Galeão, ficasse presa em congestionamento por acidente de trânsito na Marginal Pinheiros ou na Av. Brasil e, durante a parada, passasse um grupo de uns 30 manifestantes protestando por outro assunto, digamos que fossem do MST, e dessem tapas na lataria da Van. Amedrontados, os ex-valentes, raivosos, parlamentares, em pânico logo voltassem para o aeroporto e retornassem. Em chegando na Venezuela, com retumbante apoio da mídia oposicionista, quisessem retaliar e derrubar o Presidente Maduro pelo acontecimento.

Isso teria sido um ato hostil do Brasil à Venezuela? Isso seria uma ação do governo Dilma para que os venezuelanos não visitassem os presos? Isso seria motivo para a Venezuela querer expulsar o Brasil do Mercosul por falta de democracia, inclusive por nossas estranhas prisões prévias, julgamentos e condenações sem provas (com argumentos subjetivos, com bases em "presunção de culpa" e numa tal de etérea "literatura" e com claras evidências de seletividade partidária)? 

É muita fantasia. É muita 'forçada de barra' da oposição e da mídia brasileiras para fazer esse escarcéu todo por uma história 'sem pé nem cabeça' que beira o ridículo]. 

DEPOIS DO VEXAME, AÉCIO PROMETE RETALIAR DILMA

"Nós vamos exigir é uma posição dura do governo brasileiro. Se não [ocorrer], nós vamos, do ponto de vista político, dentro do Congresso, fazer as retaliações necessárias em defesa da democracia", declarou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) na sexta-feira 19, um dia depois de liderar uma missão fracassada à Venezuela. Ele cobra ação imediata do governo brasileiro em resposta a uma manifestação em Caracas [que ele julga que foi] contra a comitiva e ao que chamaram de fechamento da estrada na capital, para impedimento da missão dos senadores [assim ele interpretou o corriqueiro congestionamento]. "O governo brasileiro precisa mostrar de que lado está: se do lado da democracia, de seus representantes, ou do lado do autoritarismo daquele país", disse.


Do "Brasil 247"

Um dia após o vexame internacional com a fracassada missão à Venezuela, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), prometeu na sexta-feira 19 retaliar o governo da presidente Dilma Rousseff caso ela não tome ação imediata em resposta aos episódios ocorridos em Caracas.

O grupo de senadores liderado pelo tucano afirma que "uma manifestação que cercou a van da comitiva e problemas enfrentados no trânsito da capital foram ações do governo venezuelano de Nicolás Maduro para que os parlamentares não visitassem os oposicionistas presos no país". Além de Aécio, estavam na comitiva os senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Sérgio Petecão (PSD-AC) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

"Nós vamos exigir é uma posição dura do governo brasileiro. Se não [ocorrer], nós vamos, do ponto de vista político, dentro do Congresso, fazer as retaliações necessárias em defesa da democracia", ressaltou Aécio. "O governo brasileiro precisa mostrar de que lado está: se do lado da democracia, de seus representantes, ou do lado do autoritarismo daquele país", acrescentou.

Para o senador, o que ocorreu em Caracas "não atinge aos senadores que estão aqui; atinge a dignidade do povo brasileiro". "Nós fomos recebidos pela intolerância de um regime que não aceita o contraditório", prosseguiu. "Se havia alguma dúvida de que ocorre uma escalada autoritária naquele país, voltamos sem dúvidas", protestou o tucano." 

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/185577/Depois-do-vexame-A%C3%A9cio-promete-retaliar-Dilma.htm).

COMPLEMENTAÇÃO

PARA DILMA, OPOSIÇÃO CRIOU CONSTRANGIMENTO AO BRASIL



"Mesmo tendo determinado ao Itamaraty exigir esclarecimentos da Venezuela sobre [supostos] atos hostis à comitiva de senadores brasileiros, a presidente Dilma Rousseff ficou irritada com a iniciativa da oposição, liderada pelo tucano Aécio Neves (PSDB-MG). Diz que parlamentares colocaram o governo em uma "armadilha", criando um "constrangimento" para o Brasil. O governo considera que a viagem foi uma intromissão em assuntos internos do país de Nicolas Maduro. Mesmo antes do embarque, senadores tucanos chegaram a acusar o governo da Venezuela de vetar a entrada do avião da FAB que os levaria a Caracas. A informação foi negada pelo Ministério da Defesa. 

Do "Brasil 247"

Em nome do governo, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota lamentando os incidentes que afetaram a visita à Venezuela da Comissão Externa do Senado e exigindo esclarecimentos ao governo de Nicolas Maduro sobre o ocorrido.

Por outro lado, a presidente Dilma Rousseff demonstrou grande irritação com a iniciativa da oposição, liderada pelo tucano Aécio Neves (PSDB-MG). Segundo ela, os parlamentares colocaram o governo em uma "armadilha", criando um "constrangimento" para o Brasil. O governo considera que a viagem foi uma intromissão em assuntos internos da Venezuela.

A comitiva decidiu ir à Caracas para visitar representantes da oposição venezuelana, presos por suspeitas de incitar o uso da violência nos protestos de 2014 contra o presidente Nicolás Maduro.

Antes mesmo do embarque, os senadores tucanos chegaram a acusar o governo da Venezuela de vetar a entrada do avião da FAB que os levaria ao país. A informação foi negada pelo Ministério da Defesa."

FONTE da complementação: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/185542/Para-Dilma-oposi%C3%A7%C3%A3o-criou-constrangimento-ao-Brasil.htm). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: