quarta-feira, 24 de junho de 2015

ONU DIVULGA RESULTADOS "DO CONFLITO" NA FAIXA DE GAZA








[Mortíferas "retaliações" israelenses contra a Faixa de Gaza e os "terroristas" palestinos que resistem armados com pedras contra as poderosas forças invasoras e lançam minifoguetes artesanais. A violenta tomada de territórios da Palestina, para nelas criar novas "colônias" israelenses é um processo contínuo (ver mapa abaixo). Os palestinos são proibidos de ter forças armadas para se defender
 


Do "Jornal GGN"

"A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou relatório que indica que Israel e grupos "armados" [sic] palestinos "possivelmente" cometeram crimes de guerra durante o conflito na Faixa de Gaza, em 2014. A investigação foi solicitada pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

O resultado da coleta de "informações substanciais" da Comissão Independente de Inquérito da ONU foi um saldo de pelo menos 2.140 palestinos mortos, dos quais 1.462 civis e um terço formado por crianças, além de 73 israelenses, maioria soldados, que morreram no conflito de sete semanas de julho a agosto do último ano.

A extensão da devastação e o sofrimento humano em Gaza foi sem precedentes e terá impacto sobre as gerações futuras”, disse a presidenta da comissão e juíza de Nova York, Mary McGowan Davis, em comunicado.

Segundo as conclusões do relatório, as forças israelenses realizaram mais de 6 mil ataques aéreos contra Gaza [não foi divulgada a quantidade de bombas e mísseis lançados] e dispararam cerca de 50 mil tiros de tanques e outros tipos de artilharia [morteiros etc], deixando, além de 2.140 mortes [e feridos não contabilizados], a "destruição maciça de infraestruturas civis", que provocaram mais de 100 mil moradores desabrigados até hoje.

De acordo com o relatório da ONU, a destruição pode ser atribuída à utilização por Israel de armas com amplo poder de destruição e morte, particularmente nas áreas densamente povoadas de Gaza.

Do outro lado, houve o disparo de 4.881 [mini]foguetes e 1.753 morteiros contra Israel no mesmo período do ano passado, deixando 6 (seis) civis mortos e ferindo pelo menos 1.600 pessoas [a ONU não divulgou as dezenas de milhares de feridos palestinos].

A Organização também identificou reflexo do conflito na Cisjordânia [invadida e ocupada], onde 27 palestinos foram mortos e 3.020 ficaram feridos em confrontos com as forças de segurança israelenses.

Apenas esperamos que nosso relatório contribua de alguma maneira para acabar com o ciclo de violência”, disse Davis.

(Leia os relatórios, resumido e detalhado, na íntegra, ainda em versão apenas em inglês:

Report of the detailed findings of the Commission of Inquiry on the 2014 Gaza Conflict
Report of the Independent Commission of Inquiry on the 2014 Gaza Conflict)

FONTE: do "Jornal GGN com informações da ONU BR  (http://jornalggn.com.br/noticia/onu-divulga-resultados-do-conflito-na-faixa-de-gaza). [Imagens e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: