segunda-feira, 15 de junho de 2015

PETROBRAS DESCOBRE NOVA RESERVA GIGANTE DE PETRÓLEO - ENTREGUISTAS JÁ SE ASSANHAM




NOVA RESERVA ESQUENTARÁ A GUERRA PELO PRÉ-SAL

[ENTREGUISTAS JÁ SE ASSANHAM]

"No momento em que senadores da oposição, como José Serra (PSDB-SP) e Aloysio Nunes (PSDB-SP), reforçam a pressão para que seja mudado o modelo do pré-sal, permitindo a exploração por empresas internacionais, como Shell, Exxon e Chevron, a Agência Nacional do Petróleo descobre uma nova reserva, de dimensões gigantes. 

Estima-se que esta área, na bacia de Santos, no litoral paulista, seja tão grande quanto o campo de Lula, o maior do Brasil, com potencial para produzir entre 5 e 8 bilhões de barris. 

A "abertura" do pré-sal [eufemismo para dizer entrega às petroleiras estrangeiras] promete ser o tema mais quente da agenda legislativa em 2015.

Do "Brasil 247"


O tema mais quente da agenda legislativa em 2015 promete ser a discussão sobre a "abertura" ou não do pré-sal a empresas estrangeiras, como Shell, Exxon e Chevron. Defendida [por simples gentileza e gratuito amor às petroleiras estrangeiras, especialmente à norte-americana Chevron? ] por senadores como José Serra (PSDB-SP) e Aloysio Nunes (PSDB-SP), a medida conta, também, com apoio do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que seu uniu aos dois parlamentares tucanos (leia mais aqui).

Para fazer frente a esse jogo pesado, o senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu ampla mobilização popular para garantir que a Petrobras se mantenha como operadora líder de todos os consórcios do pré-sal – a lei brasileira hoje exige que a estatal tenha, no mínimo, 30% de participação. [Mas o PSDB quer que a Petrobras tenha 0% de participação e as petroleiras estrangeiras 100%] 

O que deve esquentar esse debate é também a descoberta de uma das maiores reservas do País, na bacia de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo estimativas iniciais da Agência Nacional do Petróleo, o potencial pode ser comparável ao do campo de Lula, o maior do pré-sal, com potencial para produzir entre 5 e 8 bilhões de barris.


Hoje, o campo de Lula, também na bacia de Santos, é responsável por 44% da produção do pré-sal, que já ultrapassa a marca de 700 mil barris/dia. No caso da nova reserva, de dimensão gigantesca, será preciso, ainda, realizar perfurações para medir seu real potencial econômico.

Outro ponto de controvérsia diz respeito à localização dessa reserva, que poderá ser considerada [pelos entreguistas antinacionais do Congresso] "fora da área do pré-sal". Caso isso ocorra, ela poderá ser colocada em leilão na próxima rodada de leilões da Agência Nacional do Petróleo, marcada para o dia 7 de outubro. Assim, nesse caso, valeria o "regime de concessões" 
[dadivoso modelo que beneficia as petroleiras estrangeiras, implantado por lei pelo governo PSDB/FHC], em que empresas internacionais poderiam "disputar" [100% dos] blocos, e não como no modelo de partilha."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/184820/Nova-reserva-esquentar%C3%A1-a-guerra-pelo-pr%C3%A9-sal.htm). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política']. 

Nenhum comentário: