quarta-feira, 24 de junho de 2015

É MELHOR DEFENDER OU ENTREGAR O BRASIL?




REQUIÃO: É MELHOR DEFENDER OU ENTREGAR O BRASIL?

"Mensagem publicada segunda-feira pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) no 'Twitter' resume a inversão de valores no tratamento da imprensa a petistas e tucanos. Enquanto Lula virou 'lobista' por defender empresas brasileiras, o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que retira a obrigatoriedade de participação da Petrobras em todos os blocos de exploração do pré-sal, avança. "Criticam o Lula por trabalhar a favor de empresas brasileiras e elogiam o Serra por querer entregar nosso petróleo a empresas estrangeiras", escreveu o parlamentar.

Do "Paraná 247"

Uma frase publicada na segunda-feira 22 pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), em seu perfil no Twitter, resume bem a inversão de valores da imprensa no tratamento de episódios que envolvam o governo e o PT, de um lado, ou lideranças da oposição, de outro.

A comparação de Requião aponta que Lula virou 'lobista', de acordo com os grandes jornais, por defender empresas brasileiras no exterior, a exemplo da Odebrecht, enquanto o projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP), que retira a obrigatoriedade de participação da Petrobras em ao menos 30% nos consórcios de exploração do pré-sal, avança.

"Criticam o Lula por trabalhar a favor de empresas brasileiras e elogiam o Serra por querer entregar nosso petróleo a empresas estrangeiras", escreveu o parlamentar. O projeto de Serra, que desde a semana passada tramita em regime de urgência no Senado, ameaça a soberania da estatal do petróleo, criticam governistas.

Em artigo publicado sobre o tema, Requião afirma que o argumento de Serra para o projeto - de que há dúvida de que a Petrobras seja capaz de abastecer o mercado interno de petróleo em 2020 se for operadora exclusiva do pré-sal - "não se sustenta. Está francamente desatualizado".

"O mercado interno já ficou pequeno para a Petrobras, que já tem excedente exportador. Com os investimentos já realizados e os que estão em implantação, a Petrobras estará produzindo 5,2 milhões de barris em 2020[2], o que tornará o Brasil um dos maiores exportadores mundiais de petróleo", ressalta o peemedebista."

FONTE: do "Paraná 247"; transcrito no "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/185938/Requi%C3%A3o-%C3%A9-melhor-defender-ou-entregar-o-Brasil.htm).

Nenhum comentário: