“TODA MÍDIA
NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br
ESPETÁCULO?
Sete anos depois da promessa do "espetáculo do crescimento", ontem nas manchetes de Folha.com, UOL, G1, "Brasil merecia crescimento exuberante, diz Lula".
Antes, no enunciado da estatal Agência Brasil, "o maior resultado da série histórica". E na BBC Brasil, "cresce em ritmo chinês".
Pelo mundo, o site do "Wall Street Journal" deu, no título de sua reportagem, "crescimento recorde". No enunciado da Associated Press, "crescimento econômico recorde". No site financeiro Market Watch, subida rápida ou "zoom up".
Para a escalada do "SBT Brasil", foi "um primeiro trimestre chinês". Para o "Jornal da Record", "ritmo chinês". Abrindo o "Jornal Nacional": "O IBGE anuncia crescimento de 2,7% no PIB do Brasil no primeiro trimestre e de 9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Indústria, construção civil, investimentos, importações, você verá o que ajudou o Brasil a crescer. É o que preveem os economistas para os próximos meses."
PASSADO
Antes da exuberância de Lula, Folha.com e outros chegaram a destacar que "Alta indica auge do crescimento, diz Guido Mantega". Na manchete da Veja. com, com outros economistas, "PIB vai desacelerar no segundo semestre".
Segundo o iG, "o ministro da Fazenda ficou satisfeito com o PIB, mas chamou a atenção para o fato de já ser passado, num recado direto ao Banco Central, que deve subir os juros", hoje.
No "Financial Times", em texto adiantado no site, "a economia do Brasil ficou entre as de maior crescimento no mundo, segundo dados que aumentam a expectativa de que o BC eleve a taxa de novo, hoje". No site financeiro TheStreet, "a economia segue pegando fogo, o que cimenta a necessidade de elevação".
DILMA NA CHINA
Em entrevista a uma rádio paulista, que ecoou para a Folha.com e daí aos blogs políticos, Dilma Rousseff declarou que no "último governo" o Brasil "estava funhanhado", mas hoje cresce em "níveis que você vê na China". O radialista fechou a entrevista elogiando a petista pela "simpatia" e pela capacidade de "improviso maravilhoso".
Por outro lado, à noite no site do jornal "O Estado de S. Paulo" e em outros, "José Serra atribui alta do PIB à base fraca de 2009".
DILMA LÁ
O "WSJ" destacou o Ibope, com foto, "Sobe candidata de Lula no Brasil". E o iG deu que ela viaja na segunda para fotos com o primeiro-ministro espanhol e o presidente francês.
O CARA
Na manchete do Terra, com Efe, "Lula é ibero-americano mais popular, afirma pesquisa". Superou Obama no levantamento do instituto Cimo, com 12 mil pessoas de 22 países.”
FONTE: escrito por Nelson de Sá e publicado na coluna “Toda Mídia”, na Folha de São Paulo [título colocado por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário