sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CÂMARA CONCLUI VOTAÇÃO DO PRÉ-SAL COM NOVA REGRA PARA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO


“O plenário da Câmara aprovou na noite de quarta-feira (1º) com 204 votos favoráveis, 66 contrários e duas abstenções, o parecer do deputado Antonio Palocci (PT-SP) para o substitutivo do Senado ao PL 5940/09, do Executivo, que cria o Fundo Social do pré-sal e integra o marco regulatório do pré-sal.

Palocci manteve, além das questões relativas à criação do Fundo Social, o regime de partilha para a exploração de petróleo na camada do pré-sal, como prevê a proposta do Executivo.

Os deputados mantiveram ainda no texto a divisão dos royalties entre todos os estados da federação, incluída pelos senadores, e que prevê ainda que a União compense os estados produtores pelas perdas.

De acordo com o relator, esse dispositivo esvazia o Fundo Social. "Isso aniquila o fundo, que fica sem recursos para investir", disse Palocci. Pela regra atual recebem royalties apenas os estados produtores.

O texto aprovado prevê ainda a aplicação dos recursos da exploração do petróleo do pré-sal em programas de combate à pobreza, de enfrentamento das mudanças climáticas e de desenvolvimento da educação, cultura, saúde pública e ciência e tecnologia. O relator manteve proposta do Senado de incluir a área dos esportes como beneficiária dos recursos do Fundo.

Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), a aprovação do projeto é uma vitória para o País. "Estamos definindo a partilha como modelo da exploração do petróleo e a aprovação do Fundo é a garantia de que os recursos do pré-sal não serão dispersos em gastos supérfluos e sim em projetos sociais em diversas áreas importantes", disse Vaccarezza.

O líder da bancada do PT, deputado Fernando Ferro (PE), afirmou que "essa é uma noite histórica" para a Câmara e para o povo brasileiro. "Concluímos a votação do marco regulatório do pré-sal. Votamos as regras para exploração do pré-sal, criamos a PetroSal e o Fundo Social e capitalizamos a Petrobras. Todos estão de parabéns", ressaltou Fernando Ferro. A matéria vai à sanção presidencial.”

FONTE: Liderança do PT/Câmara. Publicado no portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/nacional-2/camara-conclui-votacao-do-pre-sal-com-nova-regra-para-exploracao-do-petroleo-32461.html). adicionada por este blog].

Nenhum comentário: