sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NOVO POÇO DE TUPI CONFIRMA POTENCIAL DE PETRÓLEO LEVE


“A Petrobras comunica que a perfuração do décimo primeiro poço, do total de treze programados, na área de Tupi/Iracema, confirmou o potencial de óleo leve nos reservatórios do pré-sal em águas ultra-profundas da Bacia de Santos.

O novo poço, denominado 3-BRSA-865A-RJS (3-RJS-677A), e informalmente conhecido como Tupi W, foi perfurado em lâmina d’água de 2.139 metros, a cerca de 275 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 11 km a noroeste do poço 1-RJS-628A (1-BRSA-369A), descobridor da acumulação de Tupi.

O poço 3-RJS-677A comprovou, por intermédio de amostragens em teste a cabo, a extensão da acumulação de óleo leve (cerca de 28 API) até o extremo oeste da área do Plano de Avaliação de Tupi, constatando uma espessura de reservatório de cerca de 90 metros, o que aumenta a precisão das estimativas de volume de hidrocarbonetos para a área de Tupi/Iracema.

As informações obtidas neste poço e nos demais já perfurados na área confirmam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi. A avaliação final dos volumes das áreas de Tupi e Iracema encontra-se em fase de conclusão e será divulgada quando da Declaração de Comercialidade, prevista para o final deste dezembro do corrente ano.

A produtividade dos reservatórios do pré-sal no poço 3-RJS-677A será avaliada através da realização de testes de formação programados para os próximos meses. Confirmando-se as produtividades esperadas, o consórcio BMS-11 estudará a viabilidade de alocar um FPSO na área oeste de Tupi.

O Consórcio, formado pela Petrobras (65% – Operadora), BG Group (25%) e Petrogal Brasil-Galp Energia (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi/Iracema, dará continuidade às atividades e aos investimentos previstos no Plano de Avaliação aprovado pela ANP até a Declaração de Comercialidade no final de 2010.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=34362#more-34362).

Nenhum comentário: