quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O LANÇAMENTO DO FOGUETE DE ALCÂNTARA


Foguete Orion V03 é lançado no Centro de Lançamento de Alcântara

“O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) [unidade do Comando da Aeronáutica subordinada ao CTA e sediada em São José dos Campos-SP] informa que foi realizado com sucesso o lançamento do foguete Orion V03 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), na segunda-feira (06/12), ocorrido às 15h19, atingindo um apogeu de 103,9 km, alcance de 73,6 km e tempo de voo de 316,9 segundos, conforme a trajetória prevista.

As estações de telemetria rastrearam o foguete durante todo o voo.

O foguete Orion V03, de porte menor que o VSB-30, está sendo utilizado para os testes preliminares da Operação Maracati II.

Na Operação Maracati II, o foguete VSB-30 será lançado com a carga útil Micro G1A, da Agência Espacial Alemã, levando ao espaço dez experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras.

O lançamento do VSB-30 deverá ocorrer entre os dias 11 e 15 de dezembro. Os testes realizados com o veículo Orion V03 permitiram o trabalho de apronto do campo e de verificação da comunicação entre as estações e as diversas facilidades para a Operação Maracati II. A equipe do IAE começou a trabalhar na montagem do foguete, juntamente com a equipe do DLR (Agência Espacial Alemã), no dia 22 de novembro, sendo o propulsor e a carga útil do foguete as primeiras partes a serem montadas.

Após preparo do propulsor do Orion V03 e sua montagem completa, realizados no dia 24, as medições foram iniciadas no CLA e o lançamento realizado nesta segunda-feira.

FONTE: (http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/36-noticias/1836-foguete-orion-v03-e-lancado-no-centro-de-lancamento-de-alcantara) e (http://www.aereo.jor.br/2010/12/07/foguete-orion-v03-e-lancado-no-centro-de-lancamento-de-alcantara/). Transcrito no blog do jornalista Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-lancamento-do-foguete-de-alcantara#more).

Nenhum comentário: