sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

POPULAÇÃO DO RIO ESTÁ OTIMISTA E 88% APOIAM AS MEDIDAS DO GOVERNO, DIZ IBOPE

“Pesquisa feita pelo Ibope de 27 a 29 de novembro com 1.000 moradores do Rio de Janeiro aponta que a maioria da população apoia as medidas que o governo vem tomando contra o tráfico de drogas na cidade

De acordo com a pesquisa, 88% das pessoas aprovam as medidas tomadas (sendo que 49% aprovam totalmente), outros 7% disseram que nem aprovam e nem desaprovam, enquanto 3% desaprovam.

Porém, nem todos sentem-se seguros mesmo após a intervenção da polícia: 41% sentem-se seguros e 30% disseram se sentir inseguros. Além destes, outros 26% disseram que não se sentem nem seguros e nem inseguros.

OTIMISMO

Em relação à expectativa para o desfecho do conflito, 72% estão otimistas (sendo que 20% se sentem totalmente otimistas), 16% se dizem nem otimistas e nem pessimistas e 10% se sentem pessimistas.

O otimismo também se reflete na opinião dos entrevistados sobre como ficará a imagem do Rio no exterior após a operação: 69% consideram que a imagem será melhor (sendo que 22% acreditam que ficará muito melhor), 15% acreditam que a imagem ficará pior e 11% acham que não fará diferença.

Os fluminenses também afirmaram, após questionados sobre que tipo de lugar o Rio se tornaria no final da operação contra o tráfico, 70% dizem que será um lugar mais seguro, enquanto 17% disseram que não fará diferença. Outros 6% disseram que o Rio ficará mais inseguro.

A pesquisa também entrevistou os moradores do Rio sobre a dificuldade de ir ou voltar do trabalho, estudo ou outros compromissos -- a maioria, 69%, disse não ter enfrentado o problema e 31% alegaram ter tido alguma dificuldade.

Sobre a capacitação dos policiais, a maioria confia: 82% dos entrevistados afirmam que a polícia é capaz (sendo que 25% dizem que a polícia é totalmente capaz) e 8% dizem não ser capaz. As Forças Armadas são ainda mais aprovadas: 93% aprovam a ajuda das Forças Armadas (sendo que 70% aprovam totalmente), 3% são indiferentes e outros 3% desaprovam.”

FONTE: portal UOL Notícias (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/12/02/populacao-do-rio-esta-otimista-e-88-apoiam-as-medidas-do-governo-diz-ibope.jhtm).

Nenhum comentário: