quarta-feira, 1 de maio de 2013

KC-390 PROMISSOR COM GRANDES DESAFIOS À FRENTE

O KC-390 (visão artística), além de transporte militar e reabastecedor, também pode incorporar funções como SAR [Busca e Salvamento]

Do site “DefesaNet”:

“O Programa Estratégico do avião de transporte e reabastecimento KC-390, em desenvolvimento pela EMBRAER Defesa e Segurança em análise.

DESCRIÇÃO:

O KC-390 será uma aeronave de transporte militar e reabastecimento em voo, capaz de operar em pistas com pouco preparo, localizadas em qualquer latitude e longitude do globo terrestre, em regiões como a Antártica, a Amazônia e o Pantanal. Quando estiver pronto, ele substituirá os C-130 [Hércules] da Força Aérea Brasileira (FAB). Será urna das mais importantes ferramentas da FAB para cumprir sua missão constitucional e prover mobilidade estratégica às forças de defesa do Brasil,

A Força Aérea assinou contrato com a Embraer para o desenvolvimento, fornecimento de protótipos e preparação da industrialização da aeronave. Argentina, Portugal e República Tcheca são parceiros no desenvolvimento e fabricação de partes da estrutura do KC-390.

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA:

O desenvolvimento do KC-390 projetará e solidificará o Brasil como um dos grandes produtores de equipamentos de defesa no mundo. Além de possuir grande potencial de exportação, a aeronave é produto de alto valor agregado e poderá servir ao mercado de mais de 70 países.

Para atender às necessidades do país, tanto na sua missão de caráter militar, como a de ajuda humanitária de âmbito civil, o KC-390 será capaz de ser empregado em qualquer latitude e longitude do globo terrestre, cumprindo missões como: auxílio em caso de calamidades públicas, apoio e ajuda humanitária internacional e suporte aos pelotões de fronteira.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

• Elevação da capacidade operacional da Força Aérea Brasileira;
• Aumento das exportações (estudos indicam mercado de cerca de 700 aeronaves, o que pode corresponder a, aproximadamente, US$ 20 bilhões de exportações em 20 anos);
• Geração de empregos de alta qualificação durante as fases de desenvolvimento e de produção em série;
● Domínio de novas tecnologias (o projeto implica domínio de sistemas de controle fly-by-wire, de sistemas de manufatura de ponta, do uso de novos materiais e da integração de software embarcado).

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:

O desenvolvimento do KC-390 foi iniciado em 2009. Até o momento, três fases já foram concluídas: a de estudos preliminares; a de definições iniciais; e a de definições conjuntas, encerrada em setembro de 2012, com a documentação da configuração final da estrutura, aerodinâmica, sistemas, tecnologias e processos de manufatura. Em outubro de 2012, foi iniciada a fase de projeto detalhado, com a construção de dois protótipos, realização de ensaios em voo e certificação civil e militar. O término está previsto para 2016.

NOTAS “DEFESANET”:

A coletiva sobre o KC-390 na LAAD, a primeira em quatro anos no Brasil, foi muito significativa. Tanto pelo que foi mostrado como o que não foi mostrado ou respondido.

A apresentação conduzida pelo presidente da Embraer Defesa e Segurança [EDS], Luiz Carlos Aguiar, e o Gerente do Programa, Paulo Gastão, com a presença na mesa do Comandante da Aeronáutica Brigadeiro Saito e Geraldo Gomes, “VP International Business Development”.

O programa KC-390 é inovador e desafiador ao integrar novas tecnologias no estado da arte ao projeto. Mencionamos três:

- “Active Side Sticks”, ou manetes de controle de voo ativos, desenvolvidos pela BAE Systems e empregados no caça F-35, sendo o KC-390 a primeira aeronave a usá-los além do caça americano;
- Aviônicos “wide screen”, desenvolvidos pela RockwellCollins; e
- Contrôle de voo “Fly by Wire”.

DESAFIO INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS

Paulo Gastão, questionado se a Gerência do Programa KC-390 sente-se confiante de que os principais sistemas estarão integrados em prazo relativamente curto, de 15 a 18 meses até o primeiro vôo, mostrou-se confiante. Incluindo a construção do protótipo. Baseou sua afirmação na etapa, recém-cumprida, a “Revisão Crítica de Projeto” (CDR – Critical Design Review), onde puderam ser verificados as interfaces e os requisitos de cada sistema.

AERONAVE MULTIMISSÃO

A EDS apresenta a aeronave de transporte KC-390 como multimissão, um novo conceito: o “Multirole Transport Aircraft”. Entre as versões apresentadas, estão as de:

- Transporte Militar e uma versão civil (como já discutida para os Correios do Brasil);
-
Evacuação de Feridos (ambulância);
-
Busca e Salvamento (SAR);
- Ajuda Humanitária;
- Combate à Incêndios; e a versão
-
Reabastecedor Aéreo que estará incorporada à cada aeronave.

Há possibilidade de integrar sistemas  Eletro-ópticos e de Visão Térmica para missões SAR.

PERSPECTIVAS DE MERCADO

A EMBRAER e a FAB apostam na substituição pelo KC-390 de aeronaves americanas Lockheed Martin C-130 Hércules e versões antigas de aeronaves soviéticas como os Antonov 12. Em mercado potencial de 728 aeronaves, 77 países e um valor total de U$ 50 bilhões. Destes, a EDS vê como um seu “market share” no valor de U$ 20 bilhões, ou 40%.

PREÇO DO KC-390

O presidente da EDS, Luiz Carlos Aguiar, foi ambíguo na resposta [pois o preço depende da configuração e equipamentos escolhidos pelo cliente], porém afirmou que o preço surpreenderia os concorrentes. A faixa que é possível prever vai de um mínimo de 60 milhões a 110 milhões de dólares cada aeronave. Durante a apresentação, uma tela afirmava que as condições de preço e entrega já estavam definidas.

PERFORMANCE

O desempenho projetado do KC-390 foi o ponto alto do material apresentado pela EMBRAER Defesa e Segurança na Conferência de Imprensa.

Os dados básicos da aeronave:

Velocidade de Cruzeiro Max.-- 465 nós/837 km/h
Carga Máxima -- 23000 kg
Carga Máxima Concentrada (Veículo Blindado) -- 26.000kg
Altitude Máxima Operacional --36000 pés/11.500m  

Vários Projetos Estratégicos brasileiros estão sendo projetados /desenvolvidos tendo como limites as dimensões físicas e de peso do KC-390. Entre esses, os projetos: do blindado Guarani, do ASTROS 2020 e de Sistemas de Defesa Aérea.

Ao romper o limite de carga dos 20.000kg, padrão ao C-130, incluindo a [sua mais moderna versão] “J”, o KC-390 dará não só capacidade de transporte tático militar como a abrangência estratégica. A possibilidade de mobilizar uma bateria de ASTROS 2020, com sistemas de Defesa Aérea incorporados, dará ao Governo Brasileiro capacidade estratégica sem precedentes.

Incluindo a possibilidade de veículos blindados poderem ser embarcados com blindagem adicional e munição a bordo, prontos para o emprego operacional ao chegar no destino.

PARTICIPAÇÃO MULTINACIONAL

A participação dos países integrantes; entre parênteses a quantidade de aeronaves pretendidas, já com cartas de intenção:

Argentina (6);
Colômbia(12);
Chile (6);
Portugal (6);
Rep. Tcheca (2); e
Brasil (28)
 
ABERTURA DE VENDAS

O anúncio oficial de abertura de comercialização das aeronaves KC-390 abre o ciclo de vendas internacional. Há expectativa de fechamento do primeiro contrato de venda até o primeiro trimestre do próximo ano, o.que poderá ser tanto com os países participantes do Programa KC-390 como outros, segundo as palavras de Aguiar.

PARTICIPAÇÃO DA BOEING

A participação da Boeing no programa KC-390 é apresentado pela EMBRAER Defesa e Segurança como um reforço na área comercial. A BOEING, através da sua Presidente no Brasil, Sra. Donna Hrinak, informou à “DefesaNet”, em outubro passado, que, além da área comercial, o apoio da BOEING incluía detalhes e revisões do projeto, em especial nas partes sujeitas ao maior stress, e uma consultoria operacional.

Perguntado se a participação da Boeing no projeto KC-390 tornava o F/A-18 Super Hornet E/F com maiores credenciais ao Programa F-X2, Aguiar reforçou que, neste momento, a participação da BOEING está voltada às áreas do KC-390. Ao seu lado, um impávido Brigadeiro Saito não emitiu um sinal.

EXPECTATIVAS

A aeronave de transporte tático militar e de reabastecimento (mais as outras missões citadas acima) abre mercado ao maior projeto industrial-militar da história brasileira. Equiparado em complexidade ao PROSUB na sua totalidade e ao submarino com propulsão nuclear.

A EMBRAER Defesa e Segurança tem a responsabilidade e obrigação de, claramente, expor ao Palácio do Planalto, Ministério da Defesa e à Força Aérea Brasileira se o fluxo financeiro previsto está ocorrendo.

As fases vindouras: industriais, de projeto, integração, marketing, testes de vôo; enfim, ampla gama de desafios. É correto a EMBRAER Defesa e Segurança agir com discrição na condução do projeto. Porém, a responsabilidade para o sucesso ou não transpõe, em muitos, os limites de São José do Campos.”

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/laad2013/noticia/10665/LAAD-Bastidores-4---KC-390-Promissor-com-Grandes-Desafios-a-Frente). [Trechos entre colchetes e pequenos ajustes de forma adicionados por este blog ‘democracia&política’].

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