domingo, 2 de agosto de 2015

NOVA DELAÇÃO NA LAVA JATO CONFIRMA QUE O ESQUEMA FUNCIONAVA DESDE O GOVERNO PSDB/FHC


Mário Góes atuava com Pedro Barusco, ex-gerente de Serviços da Petrobras 

Novo delator da Lava Jato confirma que esquema funcionava desde o governo PSDB/FHC [de acordo com as decisões precedentes, isso será julgado pela PF, Juiz Moro e MP como: "não vem ao caso; está fora do escopo; arquive-se"]  

"O mais novo delator da Lava Jato, Mário Góes, operador para a Diretoria de Serviços da Petrobras, disse em depoimento à Polícia Federal, na terça-feira (28), que o esquema de propinas em contratos da Petrobras funcionava desde a década de 1990, durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso (PSDB). 

No depoimento de Góes, segundo publicação do "Estado de S. Paulo" de sexta-feira (31), ele conta que ouviu do ex-gerente de Serviços, Pedro Barusco, que Denise Kos, operadora de contas para movimentar propinas na Suíça, foi apresentada a ele por Julio Faerman, representante da SBM que teria negociado suborno desde o primeiro contrato de navio-plataforma da Petrobrás, no governo tucano.

Ainda segundo Góes, Barusco o apresentou a Denise para a criação da empresa "Maranelle" e da conta de mesmo nome na Suíça "que a partir de então passou a manter contatos constantes com Denise, tanto por telefone como pessoalmente".

Ele disse ainda que mantinha extratos e outros registros da conta, mas que, no começo de 2014, destruiu toda a documentação a pedido de Barusco. Denise também teria atuado na criação da empresa "Maranelle" e da conta de mesmo nome na Suíça, utilizadas por Góes e Barusco para movimentar propinas do caso Petrobras no exterior.

A investigação da Polícia Federal mostrou que Góes recebeu de empreiteiras, entre 2003 e 2014, R$ 220 milhões. A PF também identificou um pagamento feito pelo operador no valor de R$ 70 mil, em 2007, a Barusco.

FONTE: do Portal Vermelho, com informações do "Estadão"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/268305-1). [Título e trecho entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política']. 

Nenhum comentário: