domingo, 2 de agosto de 2015

PETROBRAS INICIA A PRODUÇÃO EM "IRACEMA NORTE", NO PRÉ-SAL



   Nova plataforma (FPSO) "Cidade de Itaguaí"


Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Início da produção em Iracema Norte

"Entrou em operação na sexta-feira (31/07) a plataforma 'Cidade de Itaguaí', dando início à produção do projeto 'Iracema Norte'. A área de Iracema Norte está localizada no 'campo de Lula', no pré-sal da Bacia de Santos, na costa do Rio de Janeiro.A plataforma Cidade de Itaguaí é um FPSO, unidade que produz, armazena e transfere petróleo ancorado em profundidade de 2.220 metros, a cerca de 240 km da costa. A plataforma tem capacidade para processar, diariamente, até 150 mil barris de petróleo e 8 milhões de m3 de gás, além de armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo.

O poço 7-LL-36A-RJS, primeiro interligado à plataforma, tem potencial de produção de 32 mil barris de petróleo por dia. O petróleo produzido na área de Iracema Norte é de elevada qualidade e de média densidade (30º API) e será escoado por navios aliviadores. O FPSO Cidade de Itaguaí será conectado a oito poços produtores e nove injetores. A previsão é que o pico de produção, de 150 mil barris de petróleo por dia, seja atingido no início de 2017.

A construção e integração de módulos da plataforma, no Brasil, envolveram estaleiros no Rio de Janeiro (Itaguaí e Angra dos Reis) e em São Paulo (São Sebastião). 


A área de Iracema Norte está localizada na concessão BM-S-11, que operamos (65%) em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e Petrogal Brasil S.A. (10%).

Características técnicas

Capacidade de produção de petróleo: 150 mil barris por dia
Capacidade de tratamento de gás natural: 8 milhões de m3 por dia
Capacidade de armazenamento: 1,6 milhão de barris de petróleo
Alojamento: 150 pessoas
Profundidade de água de operação: 2.220 metros."

FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/inicio-da-producao-em-iracema-norte.htm).

Nenhum comentário: