sábado, 9 de janeiro de 2016

A CORRUPTA GRITARIA CONTRA O BRASIL




A corrupta gritaria contra o Brasil

[OBS deste blog 'democracia&política': 

Há suspeitas de que haveria enorme corrupção em setores da polícia, Justiça, mídia e oposição para eliminar do mercado mundial as empresas estratégicas brasileiras, em benefício  de grandes corporações estrangeiras, que estariam financiando a gigantesca, duradoura e dispendiosa campanha judicial e midiática contra as competidoras empresas nacionais. 

Colateralmente, também esses grupos internacionais e seus países-sede estariam agindo para enfraquecer e afastar o Brasil de modo geral da competição no comércio e na geopolítica internacional. 

Os investimentos nessa campanha já estariam sendo compensadores. Foi divulgado que somente a Operação Lava-Jato já causou redução de 2% do PIB e mais de dois milhões de desempregados, com o "benefício" adicional de assim facilitar a volta ao pleno poder da direita ("pró-mercado"; PSDB, DEM, PPS e agregados) tradicionalmente antinacional e entreguista. 

Paralelamente, também estariam agindo para asfixiar as empresas brasileiras, criminalizando e cortando os empréstimos do BNDES. 

Tudo isso disfarçado no pretexto de punir alguns funcionários e empresários corruptos, que poderiam e devem ser simplesmente julgados, condenados e punidos pelos meios já previstos na nossa jurisprudência, sem precisar da estrondosa, contínua e longa espetacularização que impacta e destrói o Brasil. 

Um detalhe, mas não menos grave, é que há fortes evidências de dolosa louca degradação do caráter brasileiro. Por exemplo, foi banalizado no Brasil, como coisa normal e até louvável, o criminoso "fornecimento", provavelmente  venda, de documentos institucionais sigilosos. Tornou-se rotina vermos documentos e gravações secretos da Lava-Jato, da nova versão da Zelotes, do MRE, do MP, "obtidos" como furo de reportagem e publicados com grande destaque no "Jornal Nacional", na "Veja", na "Época" e reproduzidos milhares de vezes em toda a mídia. Até banqueiros suspeitos de corrupção (como André Esteves) "obtiveram" processos secretos da Lava-Jato. 

A deterioração de princípios é tamanha que um dos supostos vendedores de documentos sigilosos, um midiático agente da Polícia Federal (o "japonês bonzinho") é endeusado, aplaudido em shoppings e restaurantes, e alçado a herói nacional. Será sucesso como máscara de carnaval. O chefe dele já está em elevado pedestal, glorificado e premiado pelos donos da "Globo" por "fazer a diferença" entre os investigados, por "saber separar o que não vem ao caso". Já conjecturam que será candidato à Presidência em 2018. 

Por tudo isso julgo que seria devido e oportuno que fossem abertas rigorosas investigações sobre essas graves suspeitas. Inclusive sobre os evidentes indícios de corrupção na Justiça e na mídia para desvirtuamento doloso das investigações e julgamentos, bem como para deformação das notícias, de modo a atingir somente os governos federal e estaduais não desejados pelo "mercado" financeiro e empresarial estrangeiro e suas ramificações nacionais.  

Essas reflexões me vieram ao ler o seguinte artigo]:

A gritaria contra o Brasil

Por BEPE DAMASCO, jornalista, editor do "Blog do Bepe"

"Reacionários de todos os matizes estão em pé de guerra diante da edição da Medida Provisória nº 703, que facilita os acordos de leniência. Dos pseudos-paladinos da moralidade do MP a colunistas do PIG, de parlamentares da oposição a ministros do TCU, orgão que só é levado a sério quando age contra o governo Dilma, a turma que aposta na terra arrasada mostra as garras.

Só para lembrar, os acordos de leniência são mecanismos usados em todo o mundo civilizado para punir os corruptos, mas preservar as empresas e, consequentemente, manter empregos e fazer girar a roda da economia. Os que buscam a desinformação para obter dividendos políticos omitem um aspecto crucial relacionado a esses acordos.

É que deles só podem se beneficiar, participando de licitações públicas, as empresas que ressarcirem os cofres do governo pelos danos provocados pelos esquemas de corrupção. Isso afasta o argumento falacioso segundo o qual as corporações estariam sendo anistiadas pelo governo.

O jornalista Elio Gaspari chegou a acusar Dilma de ter se rendido aos oligarcas das empreiteiras. Depois de tantos anos trabalhando para a família Marinho, a oligarquia-mor da comunicação brasileira, não surpreende o fato de Gaspari não se sensibilizar com os efeitos devastadores da Lava Jato sobre a economia: perda de 2 milhões de empregos, queda de 42 bilhões da massa salarial e dois pontos a menos no PIB.

Esses números constam de um elogiado artigo de autoria do economista Gesner Oliveira e de seus sócios na consultoria "GO Associados" publicado no jornal "Valor Econômico" de quarta-feira, 7 de janeiro.

Gesner defende que o país precisa de um salto de governança que só será alcançado com uma mudança radical na sociedade. "E os acordos de leniência certamente são um poderoso instrumento para isso", afirma o ex-presidente do CADE. Ele cita o episódio envolvendo a Siemens, tido como maior caso de corrupção do mundo corporativo, o que não impediu que se firmasse um acordo de leniência.

Não é justo que trabalhadores e seus familiares paguem pelos crimes praticados por donos e executivos de empreiteiras. Tampouco a economia pode ser tragada pela sanha punitiva dos que não se importam que o país vá à bancarrota em nome de seus "interesses políticos" [ou de grandes corporações estrangeiras]. Claro que os corruptos devem ser punidos na forma da lei, mas as empresas não podem ser levadas de roldão.

Considerá-las inidôneas significa alijá-las das obras públicas. Daí para a falência é um pulo, a exemplo do que ocorreu com a "Delta Engenharia", empreiteira fluminense. As empresas cujos donos e executivos são acusados de corrupção na Lava Jato concentram parte considerável da memória da engenharia nacional. Liquidá-las seria um desserviço ao Brasil e ao povo brasileiro."

FONTE: escrito por BEPE DAMASCO, jornalista, editor do "Blog do Bepe". Publicado no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/colunistas/bepedamasco/212522/A-gritaria-contra-o-Brasil.htmhttp://www.brasil247.com/pt/colunistas/bepedamasco/212522/A-gritaria-contra-o-Brasil.htm). [Título e subtítulo modificados e trecho entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: