domingo, 3 de janeiro de 2016

É MELHOR SER UMA ANTA QUE UM CORRUPTO




Por Alex Solnik, jornalista

"A anta (Tapirus terrestres) é o maior mamífero terrestre da América do Sul. Ela é a jardineira de nossas florestas por ser uma excelente dispersora de sementes, contribuindo dessa forma para a formação e manutenção da biodiversidade dos biomas brasileiros onde vive (Amazônia, Pantanal , Cerrado e Mata Atlântica). Estudos recentes mostraram que a espécie tem uma quantidade imensa de neurônios, confirmando que é um animal extremamente inteligente". (Patrícia Médici, Ph.D. em manejo de biodiversidade e coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira)

"Corrupto (Callichirus major, Stimpson, 1866) é um crustáceo decápode cavador, que pertence à família Callianassidae, apresenta indivíduos maiores atingindo aproximadamente 20 centímetros de comprimento, tendo o abdome com coloração amarelada. Possuem garras em forma de pinças sendo uma delas bem maior que a outra. Deve-se tomar cuidado com os espécimes de maior tamanho, já que sua garra pode causar pequenos ferimentos. São apelidados de 'Corruptos', pois são muitos, não 'aparecem' e são difíceis de capturar". (Wikipédia).


FONTE: escrito por Alex Solnik, jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão", "O domador de sonhos" e "Dragonfly" (lançamento janeiro 2016). Artigo publicado no portal "Brasil 247"  (https://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/211770/%C3%89-melhor-ser-uma-%E2%80%9Canta%E2%80%9D-que-um-%E2%80%9Ccorrupto%E2%80%9D.htm).

Nenhum comentário: