segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

EUA EM "SAIA-JUSTA" DIPLOMÁTICA NO ORIENTE MÉDIO





Depois do “banho” de Putin, é o Irã quem põe os EUA em “saia-justa”

Por FERNANDO BRITO

Guerra, política e diplomacia, já dizia Clausewitz, o general da Prússia, são uma continuidade.

"A nova crise no mundo árabe, com o rompimento de relações entre a Arábia Saudita (e seus dependentes) e o Irã, por conta da execução, no final de semana, do Sheik Nimr al-Nimr, um clérigo de oposição à monarquia de Riad- e 46 outras pessoas, num só dia – deixou, de novo, os norte-americanos numa saia-justa diplomática.

Como defender seus aliados sauditas diante de uma execução feita, disse ontem o "The New York Times", “decapitando muitos deles em um estilo que a maioria dos norte-americanos associam com o Estado islâmico em vez de um parceiro dos EUA?

No final do mês, começam as negociações sobre um armistício na Síria, sob o patrocínio da ONU, e tornou-se virtualmente impossível aos EUA insistir, mais do que numa encenação retórica, à participação do governo de Bashar Al-Assad, que prepara novos avanços sobre a periferia das cidades, que é onde está a população síria, não nas vastidões de desertos onde se espalha o Exército Islâmico.

A agência de notícias síria "Sana" divulgou, pela primeira vez, fotos de caças sírios– não os russos, ainda – operando na base aérea de Kweires, na cidade de Aleppo, a segunda mais importante do país e que já esteve sob controle rebelde. Violentas ofensivas, numa batalha que já dura três anos, estão consolidando o controle governista em torno da base, para que dali sejam lançados ataques a Ar Raqqar e Deir el Zhor, únicas cidades de algum porte sob controle do Exército Islâmico e rota para o Iraque, onde o ISIS perdeu o controle de Ramadi.

A guerra, agora, é de posições para a batalha diplomática que começa no final do mês."

FONTE: escrito por FERNANDO BRITO no seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/depois-do-banho-de-putin-e-o-ira-quem-poe-os-eua-em-saia-justa/).

Nenhum comentário: