OBSERVAÇÃO deste 'democracia&política': estou 'brigando' com a formatação deste texto deste ponto em diante, mas estou perdendo. Quando parece estar tudo corrigido e certo, comando "atualizar", mas o "blogspot" publica com novos erros, novas quebras de linhas indesejadas, finais de palavras e frases desaparecidos. Recomecei do zero mais de uma vez, republiquei com nova formatação, usei o "bloco de notas" etc etc. Novos inconvenientes aparecem. Perdi a batalha. "Blogspot" venceu. Não é falta de atenção minha. É falta de conhecimento técnico para continuar e vencer a luta. Peço desculpas aos leitores pela má qualidade da apresentação.
"Inaugurado no domingo (1) pela presidenta Dilma Rousseff, o
BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus)
Transcarioca muda a relação da população com a cidade do
Rio de Janeiro e constitui um dos maiores legados das obras
relacionadas à Copa e às Olimpíadas. Inicialmente, o serviço
vai funcionar entre 19 estações. O ônibus expresso que liga
o aeroporto do Galeão ao metrô e à Barra da Tijuca funcionará
na Copa. No futuro, a Transcarioca será conectada
aos BRTs Transolímpico e Transbrasil.
O percurso que irá ligar 27 bairros passa por redutos do samba,
por locais que antes eram de difícil acesso e liga dois polos do
Rio de Janeiro: o Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador
e a Barra da Tijuca. Além do maior conforto e segurança, a viagem
será muito mais rápida. Segundo a prefeitura do Rio, o corredor de
ônibus irá reduzir o tempo de percurso em 60%.
A redução no tempo de trajeto é a principal vantagem para Danilo
Santos Lima, de 29 anos. O motorista foi um dos primeiros de BRT
da cidade. Há um ano ele fez o curso para dirigir o ônibus no corredor Transoeste e agora espera também atuar nessa nova linha.
No ofício há sete anos, ele aponta as diferenças entre o ônibus comum e o BRT.
“É um transporte bem mais completo, mais seguro e confortável.
“É um transporte bem mais completo, mais seguro e confortável.
A bilheteria na plataforma antes de entrar no ônibus deixa tudo mais organizado e rápido. Outra coisa é o ar condicionado, que
desgasta muito menos os passageiros e os motoristas. Uma grande
vantagem é que não disputamos a pista com veículos de passeio,
o que deixa o trânsito bem mais rápido”, destacou O Secretário de
Transportes do Rio, Alexandre Sansão, considera a Transcarioca
uma das obras de mobilidade mais importantes da história da cidade.
“Ela vai fazer uma ligação de alta capacidade, unindo vários bairros
“Ela vai fazer uma ligação de alta capacidade, unindo vários bairros
da cidade, integrando com metrô, com trem. Permitindo que as pessoas
mudem o padrão de viagens e facilitando o deslocamento dessas pessoas. Reduzindo tempo de viagem e aumentando o conforto da viagem dessas
pessoas”.
Rota do samba
A Transcarioca passa por diversos bairros que fazem parte da história
Rota do samba
A Transcarioca passa por diversos bairros que fazem parte da história
do samba do Rio de Janeiro e do Brasil. Do subúrbio, saíram nomes
conhecidos nacionalmente que agora estarão marcados no trajeto por
onde devem passam 320 mil pessoas por dia.
No caminho da primeira viagem do BRT feito pela presidenta Dilma,
estiveram presentes diversos músicos homenageando a história musical
de seus bairros. Um dos viadutos da viagem leva o nome de Renatinho Partideiro, um dos maiores nomes do estilo de samba Partido Alto.
Renatinho era um dos muitos sambistas saídos do bloco do Cacique
Renatinho era um dos muitos sambistas saídos do bloco do Cacique
de Ramos, no bairro de Ramos na Zona Norte. Na sua roda de samba,
foram revelados artistas como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e
Jorge Aragão. Ubirajara Felix Nascimento, o Bira, presidente do bloco
há 53 anos e fundador do grupo Fundo de Quintal, lembra do amigo
Renatinho e de sua influência.
“Quando se fala de Renatinho Partideiro, fala-se de um intelectual
do samba. Ele era conhecido no Brasil por esse movimento cultural
que trazia no coração. Para versar, era fantástico. Essa homenagem
acho muito significante, por tudo que ele representada como partideiro, improvisador, uma pessoa que tinha uma cultura muito grande”.
Além de Renatinho, o Cacique de Ramos será o nome de uma das
estações do BRT, a estação de Olaria.
Outro que se apresentou na passagem da presidenta Dilma foi
Outro que se apresentou na passagem da presidenta Dilma foi
Marquinhos Oswaldo Cruz. Ele é compositor da música
"Geografia Popular", gravada por Beth Carvalho, que cita
diversos bairros do Rio. Neste ano, Marquinhos compôs uma
nova música, chamada "Geografia Carioca", que conta uma
história de amor que acontece ao longo de alguns bairros por
onde passam o Transcarioca. A canção foi gravada por Leo Russo.
“O suburbano sempre precisou do final de semana para o divertimento.
“O suburbano sempre precisou do final de semana para o divertimento.
Diferente da ideia que se tem do carioca que vai à praia a semana inteira.
O trajeto que meu pai fazia, eu ia para a praia de Ramos e quem não
tinha carro tinha que pegar três ônibus. Eu ia para o Galeão ou
desbravava a Barra da Tijuca. Nesse meio do caminho, a gente via outros bairros que nunca foram citados na cidade.
Hoje, também há uma procura muito grande pela classe média,
classe alta, em busca desse samba de raiz”.
FONTE: Blog do Planalto
FONTE: Blog do Planalto
(http://blog.planalto.gov.br/brt-transcarioca-e-transporte-mais-completo-seguro-e-confortavel/).
COMPLEMENTAÇÃO
Nova opção de transporte no Rio de Janeiro, BRT Transcarioca
COMPLEMENTAÇÃO
Nova opção de transporte no Rio de Janeiro, BRT Transcarioca
atenderá até 320 mil pessoas/dia
"No domingo (1), os moradores do Rio de Janeiro passaram a contar
com uma das principais obras de mobilidade urbana associadas à
Copa do Mundo, o BRT Transcarioca, que liga o
Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) à
Barra da Tijuca.
A presidenta Dilma Rousseff participou da inauguração do
empreendimento, que recebeu investimentos de R$ 1,7 bilhão,
sendo R$ 1,18 bilhão em financiamento e R$ 524 milhões em
contrapartida municipal. A previsão é que 320 mil passageiros
passem pelo sistema diariamente nesta primeira fase de operações
do corredor de ônibus expressos.
O BRT da Transcarioca terá 39 km de extensão, 45 estações e cinco
grandes terminais de integração com ônibus convencionais. Para
passar por 27 bairros, foram utilizados 21 mil toneladas de aço –
o equivalente ao necessário para construir 18 estátuas do Cristo Redentor.
O tempo do trajeto entre o Galeão e o Terminal Alvorada, na Barra,
sofreu redução de 60%. Em ônibus convencionais, pode demorar até
três horas, mas pela Transcarioca o passageiro fará o caminho entre
um extremo e o outro da via em cerca de uma hora.
Início das operações
A Transcarioca entra em operação nesta segunda-feira (2), das
10h às 15h, com o serviço parador (por 19 estações) nos 10 km
que separam o Terminal e Estação Tanque do Terminal Alvorada
(na Barra da Tijuca).
Na quarta-feira (4) será implantado o trajeto semidireto entre o
Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, e o Terminal Alvorada,
entre 5h e 23h. A Transcarioca faz integração com a estação de
metrô Vicente de Carvalho, as estações de trem de Madureira e
Olaria e a Transoeste, no Terminal Alvorada".
FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/nova-opcao-de-transporte-no-rio-de-janeiro-brt-transcarioca-atendera-ate-320-mil-pessoasdia/)
"O BRT (Corredor de ônibus) Transcarioca, inaugurado pela presidenta Dilma no domingo, é um temendo cala-boca a alguns críticos da Copa. A obra, que precisava ser feita independentemente da Copa, desmente, por exemplo, o jogador Ronaldo Nazário, ao mostrar que há legado de mobilidade urbana para o povo.
O Transcarioca nem passa perto do Maracanã. Em seus quase 50 Km, liga o Aeroporto Internacional à um bairro rico, a Barra da Tijuca, mas nem de longe é uma obra para elite, pois atende 27 bairros, a maioria populares da Zona Norte e Jacarepaguá. Inclusive, atende as maiores comunidades do Rio de Janeiro, como o Complexo do Alemão, a Cidade de Deus e o Complexo da Maré. Passa também pela Cidade Universitária da Universidade Federal do RJ, pelo maior centro de Convenções da América Latina (Riocentro), por hospitais, centros comerciais e indústrias.
Por isso, mais do que servir a turistas, vai reduzir em 60% o tempo de casa ao trabalho de 320 mil trabalhadores, estudantes, aposentados, que transitarão por dia no BRT.
Para ir do Aeroporto Internacional até o Maracanã usando o Transcarioca, precisa descer em uma estação conectada ao metrô. Daí não colar aquele papo mentiroso de dizer que seria "obra para atender a Fifa e não ao povo".
Por tudo isso, é notícia boa para o povo. Nos telejornais da manhã desta segunda-feira na TV Globo, não teve como evitar de dar a notícia. Na edição local "Bom Dia Rio" (mais cedo e com menor audiência) a cobertura foi completa e falaram também da cerimônia de inauguração com a presença da presidenta Dilma.
Mas na edição nacional "Bom Dia Brasil" (mais tarde e com mais audiência), já mudaram completamente o conteúdo. Censuraram todas as cenas do evento de inauguração e não fizeram nenhuma menção à participação do governo federal na obra. Mostraram apenas que o BRT Transcarioca começava a funcionar hoje, e citaram outros projetos equivalentes como outra linha de BRT no Rio e em outras cidades como Belo Horizonte, inaugurada recentemente. Claro que não mencionaram nenhuma palavra sobre a obra ser do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Aberta a temporada de caça eleitoral já há algum tempo, virou moda na Globo confundir o telespectador. Quando é para dar crédito, faz tudo para esconder que é uma obra do PAC feita em convênio dos governos municipal e federal. Quando é alguma coisa que não funciona bem como uma escola ou hospital municipal, a TV diz que é do SUS, e dá a entender que a culpa pelo que fazem as prefeituras seria do governo federal".
FONTE: blog "Os amigos do Presidente Lula" (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/06/globo-censura-cenas-de-dilma-na.html).
Presidenta Dilma e ministro Moreira Franco fazem visita inaugural à
ampliação do Terminal 2 do Galeão. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
"A presidenta Dilma Rousseff realizou, no domingo (1),
no Rio de Janeiro, visita inaugural à nova área de embarque
do Terminal de Passageiros 2 do
Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão.
Com a conclusão desse terminal, o aeroporto terá sua capacidade
ampliada em 13 milhões de passageiros/ano, passando para
30,4 milhões de passageiros/ano.
O novo espaço possui 11.109 m² de área e conta com a nova entrada
para o embarque internacional, além de duas novas ilhas de check-in
com 32 balcões de atendimento, equipados com um novo sistema de
esteiras de bagagem com endereçamento automático dos pertences e
a inspeção de 100% do material em cinco níveis de segurança. O novo embarque internacional conta ainda com seis pórticos com raio X para
bagagem de mão, além de um raio X exclusivo para as mercadorias das
lojas localizadas dentro do embarque e outro para bagagens especiais.
Para o controle de passaportes, foram instaladas 16 novas cabines para operação da Polícia Federal. Outra melhoria já realizada foi a
revitalização dos sanitários do terminal 2.
Também foram instaladas quatro novas esteiras, com modernos sistemas
de transporte de bagagens, que irão duplicar a capacidade de restituição
para os passageiros. Além disso, a estrutura conta com banheiros,
bebedouros e monitores para a informação dos voos".
FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/presidenta-dilma-inaugura-nova-area-de-embarque-do-galeao/
COMPLEMENTAÇÃO
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) recebe primeiros voos
"No domingo (1), os moradores do Rio de Janeiro passaram a contar
com uma das principais obras de mobilidade urbana associadas à
Copa do Mundo, o BRT Transcarioca, que liga o
Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) à
Barra da Tijuca.
A presidenta Dilma Rousseff participou da inauguração do
empreendimento, que recebeu investimentos de R$ 1,7 bilhão,
sendo R$ 1,18 bilhão em financiamento e R$ 524 milhões em
contrapartida municipal. A previsão é que 320 mil passageiros
passem pelo sistema diariamente nesta primeira fase de operações
do corredor de ônibus expressos.
O BRT da Transcarioca terá 39 km de extensão, 45 estações e cinco
grandes terminais de integração com ônibus convencionais. Para
passar por 27 bairros, foram utilizados 21 mil toneladas de aço –
o equivalente ao necessário para construir 18 estátuas do Cristo Redentor.
O tempo do trajeto entre o Galeão e o Terminal Alvorada, na Barra,
sofreu redução de 60%. Em ônibus convencionais, pode demorar até
três horas, mas pela Transcarioca o passageiro fará o caminho entre
um extremo e o outro da via em cerca de uma hora.
Início das operações
A Transcarioca entra em operação nesta segunda-feira (2), das
10h às 15h, com o serviço parador (por 19 estações) nos 10 km
que separam o Terminal e Estação Tanque do Terminal Alvorada
(na Barra da Tijuca).
Na quarta-feira (4) será implantado o trajeto semidireto entre o
Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, e o Terminal Alvorada,
entre 5h e 23h. A Transcarioca faz integração com a estação de
metrô Vicente de Carvalho, as estações de trem de Madureira e
Olaria e a Transoeste, no Terminal Alvorada".
FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/nova-opcao-de-transporte-no-rio-de-janeiro-brt-transcarioca-atendera-ate-320-mil-pessoasdia/)
COMPLEMENTAÇÃO
O Transcarioca nem passa perto do Maracanã. Em seus quase 50 Km, liga o Aeroporto Internacional à um bairro rico, a Barra da Tijuca, mas nem de longe é uma obra para elite, pois atende 27 bairros, a maioria populares da Zona Norte e Jacarepaguá. Inclusive, atende as maiores comunidades do Rio de Janeiro, como o Complexo do Alemão, a Cidade de Deus e o Complexo da Maré. Passa também pela Cidade Universitária da Universidade Federal do RJ, pelo maior centro de Convenções da América Latina (Riocentro), por hospitais, centros comerciais e indústrias.
Por isso, mais do que servir a turistas, vai reduzir em 60% o tempo de casa ao trabalho de 320 mil trabalhadores, estudantes, aposentados, que transitarão por dia no BRT.
Para ir do Aeroporto Internacional até o Maracanã usando o Transcarioca, precisa descer em uma estação conectada ao metrô. Daí não colar aquele papo mentiroso de dizer que seria "obra para atender a Fifa e não ao povo".
Por tudo isso, é notícia boa para o povo. Nos telejornais da manhã desta segunda-feira na TV Globo, não teve como evitar de dar a notícia. Na edição local "Bom Dia Rio" (mais cedo e com menor audiência) a cobertura foi completa e falaram também da cerimônia de inauguração com a presença da presidenta Dilma.
Mas na edição nacional "Bom Dia Brasil" (mais tarde e com mais audiência), já mudaram completamente o conteúdo. Censuraram todas as cenas do evento de inauguração e não fizeram nenhuma menção à participação do governo federal na obra. Mostraram apenas que o BRT Transcarioca começava a funcionar hoje, e citaram outros projetos equivalentes como outra linha de BRT no Rio e em outras cidades como Belo Horizonte, inaugurada recentemente. Claro que não mencionaram nenhuma palavra sobre a obra ser do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Aberta a temporada de caça eleitoral já há algum tempo, virou moda na Globo confundir o telespectador. Quando é para dar crédito, faz tudo para esconder que é uma obra do PAC feita em convênio dos governos municipal e federal. Quando é alguma coisa que não funciona bem como uma escola ou hospital municipal, a TV diz que é do SUS, e dá a entender que a culpa pelo que fazem as prefeituras seria do governo federal".
FONTE: blog "Os amigos do Presidente Lula" (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/06/globo-censura-cenas-de-dilma-na.html).
Presidenta Dilma e ministro Moreira Franco fazem visita inaugural à
ampliação do Terminal 2 do Galeão. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
"A presidenta Dilma Rousseff realizou, no domingo (1),
no Rio de Janeiro, visita inaugural à nova área de embarque
do Terminal de Passageiros 2 do
Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão.
Com a conclusão desse terminal, o aeroporto terá sua capacidade
ampliada em 13 milhões de passageiros/ano, passando para
30,4 milhões de passageiros/ano.
O novo espaço possui 11.109 m² de área e conta com a nova entrada
para o embarque internacional, além de duas novas ilhas de check-in
com 32 balcões de atendimento, equipados com um novo sistema de
esteiras de bagagem com endereçamento automático dos pertences e
a inspeção de 100% do material em cinco níveis de segurança. O novo embarque internacional conta ainda com seis pórticos com raio X para
bagagem de mão, além de um raio X exclusivo para as mercadorias das
lojas localizadas dentro do embarque e outro para bagagens especiais.
Para o controle de passaportes, foram instaladas 16 novas cabines para operação da Polícia Federal. Outra melhoria já realizada foi a
revitalização dos sanitários do terminal 2.
Também foram instaladas quatro novas esteiras, com modernos sistemas
de transporte de bagagens, que irão duplicar a capacidade de restituição
para os passageiros. Além disso, a estrutura conta com banheiros,
bebedouros e monitores para a informação dos voos".
FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/presidenta-dilma-inaugura-nova-area-de-embarque-do-galeao/
COMPLEMENTAÇÃO
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) recebe primeiros voos
"O Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal,
já está operando. Na manhã de sábado (31), um voo vindo de Guarulhos
com 148 passageiros foi o primeiro da história do aeroporto, que tem capacidade para até 6 milhões de passageiros por ano e receberá grande
fluxo a partir de junho, por conta da Copa do Mundo.
De acordo com a Inframerica, consórcio gestor do terminal, o aeroporto
dispõe de 42 balcões de check-in e seis totens de autoatendimento compartilhados entre as companhias aéreas, distribuídos num terminal
amplo, iluminado e confortável. A estrutura permite redistribuir filas e
abrir novos pontos de check-in sempre que houver necessidade.
Quando uma determinada companhia aérea tiver mais voos do
que outra, ocupará número maior de posições para embarcar
os passageiros com rapidez.
Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN).
Foto: Paulo Victor Correia/Portal da Copa
Ao embarcar, o passageiro passa pelo controle de segurança e por
uma grande loja Dufry. Em seguida, chega à ampla sala de embarque,
com seis pontes para acoplar até oito aeronaves ao mesmo tempo.
Ainda segundo a Inframerica, durante a espera o passageiro conta
com grande quantidade de poltronas e opções de alimentação.
No piso do desembarque, o passageiro faz a retirada da mala em
uma ala com seis modernas esteiras. No caminho de saída, passa
pelo “Corredor do Turismo”, onde estão concentrados os serviços
necessários para o visitante, como traslados, táxis, casa de câmbio,
dentre outros.
“São Gonçalo foi o primeiro aeroporto a ser concedido e é diferente
de todos, não apenas porque é 100% privado, mas porque é uma
infraestrutura planejada e construída do zero e num tempo recorde,
já que sua operação inicia com sete meses de antecedência do prazo
contratual”, explica Alysson Paolinelli, CEO da Inframerica.
Projetos futuros
De acordo com Paolinelli, o novo aeroporto de São Gonçalo foi
planejado com olhos para o futuro, uma vez que alguns projetos ainda
serão feitos e irão contribuir para o crescimento da região.
“As obras do novo terminal estão sendo entregues, mas é possível ver
toda uma movimentação de expansão ao redor. Isso é positivo, representa expansão. Vamos ter hotel, posto de combustível, espaço para indústrias. Espero, portanto, muito mais obras aqui ao redor para novos
empreendimentos, o que vai trazer desenvolvimento para esta
região”, explica Alysson.
Acompanhe a preparação do Brasil para o Mundial no Portal da Copa do governo federal".
FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/aeroporto-de-sao-goncalo-do-amarante-rn-recebe-primeiros-voos/).
já está operando. Na manhã de sábado (31), um voo vindo de Guarulhos
com 148 passageiros foi o primeiro da história do aeroporto, que tem capacidade para até 6 milhões de passageiros por ano e receberá grande
fluxo a partir de junho, por conta da Copa do Mundo.
De acordo com a Inframerica, consórcio gestor do terminal, o aeroporto
dispõe de 42 balcões de check-in e seis totens de autoatendimento compartilhados entre as companhias aéreas, distribuídos num terminal
amplo, iluminado e confortável. A estrutura permite redistribuir filas e
abrir novos pontos de check-in sempre que houver necessidade.
Quando uma determinada companhia aérea tiver mais voos do
que outra, ocupará número maior de posições para embarcar
os passageiros com rapidez.
Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN).
Foto: Paulo Victor Correia/Portal da Copa
Ao embarcar, o passageiro passa pelo controle de segurança e por
uma grande loja Dufry. Em seguida, chega à ampla sala de embarque,
com seis pontes para acoplar até oito aeronaves ao mesmo tempo.
Ainda segundo a Inframerica, durante a espera o passageiro conta
com grande quantidade de poltronas e opções de alimentação.
No piso do desembarque, o passageiro faz a retirada da mala em
uma ala com seis modernas esteiras. No caminho de saída, passa
pelo “Corredor do Turismo”, onde estão concentrados os serviços
necessários para o visitante, como traslados, táxis, casa de câmbio,
dentre outros.
“São Gonçalo foi o primeiro aeroporto a ser concedido e é diferente
de todos, não apenas porque é 100% privado, mas porque é uma
infraestrutura planejada e construída do zero e num tempo recorde,
já que sua operação inicia com sete meses de antecedência do prazo
contratual”, explica Alysson Paolinelli, CEO da Inframerica.
Projetos futuros
De acordo com Paolinelli, o novo aeroporto de São Gonçalo foi
planejado com olhos para o futuro, uma vez que alguns projetos ainda
serão feitos e irão contribuir para o crescimento da região.
“As obras do novo terminal estão sendo entregues, mas é possível ver
toda uma movimentação de expansão ao redor. Isso é positivo, representa expansão. Vamos ter hotel, posto de combustível, espaço para indústrias. Espero, portanto, muito mais obras aqui ao redor para novos
empreendimentos, o que vai trazer desenvolvimento para esta
região”, explica Alysson.
Acompanhe a preparação do Brasil para o Mundial no Portal da Copa do governo federal".
FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/aeroporto-de-sao-goncalo-do-amarante-rn-recebe-primeiros-voos/).
2 comentários:
"Apesar do longo período que tivemos para nos prepararmos para sediar o Mundial, hoje constatamos que ocorreram falhas no planejamento e na execução das ações e obras necessárias para a realização do megaevento. Por conta disso, boa parte das cidades-sede possivelmente não conseguirá receber bem os torcedores, porque o evento será realizado em meio a obras de infraestrutura inacabadas, que não foram realizadas ou que foram executadas de forma indevida ou inadequada"
Palavras do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes.
Precisamos reconhecer isso. Precisamos tornar a nossa administração pública eficiente. É um desafio a ser enfrentados por todos.
Como disse o presidente do TCU: "É um problema de governança. Tenho reiteradamente apontado a deficiência na governança como um dos maiores problemas a serem enfrentados pela administração pública brasileira, em decorrência, especialmente, de carências de planejamento, deficiências na gestão e falhas na estrutura organizacional. Na verdade, é um problema do Estado brasileiro, em todos os níveis: União, estados e municípios, o que tem facilitado a ocorrência de desperdícios e desvios, além da consequente baixa qualidade dos serviços postos à disposição da sociedade."
Sandro
Sandro,
Concordo que sempre devemos perseguir a perfeição. Para isso, é bom o olhar crítico.
Contudo, "carências de planejamento, deficiências na gestão, falhas na estrutura organizacional, desperdícios, baixa qualidade de serviços e produtos" não são exclusividades da administração pública. Ao contrário, é muito mais comum encontrar isso fora do setor público. Em todos os níveis. Basta observar que você identificará centenas de casos todos os dias.
O Presidente do TCU, citado por você, deveria exercer mais a autocrítica. Aquele tribunal é notório na lerdeza dos seus processos e também por interromper obras públicas por anos, não-inteligentemente, com prejuízos para o Tesouro muitas vezes maior que a suposta irregularidade que motivou a paralisação.
Quanto à infraestrutura para a Copa, sou mais otimista. Presenciei os megaeventos no Rio de Janeiro durante a visita do Papa Francisco, com mais de três milhões de participantes, grande parte turistas, e tudo funcionou perfeitamente (aeroportos, hospedagem, transporte, alimentação, limpeza urbana etc etc). A Copa envolverá bem menos participantes em cada cidade.
Maria Tereza
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