quinta-feira, 4 de junho de 2015

10º NAVIO NACIONAL DA PETROBRAS ENTRA EM OPERAÇÃO




Transpetro alcança marca de 10 novos navios em operação

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

"O navio Anita Garibaldi partiu na quarta-feira (3/6) do estaleiro "Eisa Petro-Um", em Niterói (RJ), para a sua viagem inaugural. O petroleiro é a décima embarcação do "Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro" (Promef) a entrar em operação. Após deixar o estaleiro, o navio seguiu para o Terminal da Ilha d’Água, na Baía de Guanabara, onde fará a sua primeira operação de carregamento.

Atualmente, há 14 navios do programa em diferentes fases de edificação, dos quais sete se encontram no estágio de acabamento. Até o fim deste ano, quatro deles deverão nos ser entregues. O número crescente de embarcações modernas possibilita sensível melhora da eficiência logística para o escoamento da nossa produção.

Além disso, o aumento da frota amplia a presença de navios de bandeira brasileira no transporte e na comercialização de petróleo e derivados no Brasil e no exterior. Assim, a necessidade de utilização de embarcações estrangeiras diminui e cresce o emprego da mão de obra nacional na construção e na operação dos navios.

Primeiro panamax

O Anita Garibaldi é o primeiro de uma série de quatro panamax que homenageiam mulheres importantes na história do Brasil – dos outros três em construção, dois já foram batizados: Irmã Dulce e Zélia Gattai. Com 228 metros de comprimento e capacidade para 650 mil barris, o petroleiro será responsável pelo transporte de óleo cru e produtos claros e escuros.

Outros nove navios do Promef estão em operação. São eles: os suezmax André Rebouças (que partiu em viagem inaugural no mês passado), Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.

Ficha técnica dos navios panamax:

Porte bruto: 72.900 Toneladas de Porte Bruto (TPB)
Comprimento total: 228 m
Boca: 40 m
Calado:12 m
Altura: 48,3 m
Velocidade: 15 nós
Transporta: petróleo e produtos claros e escuros
Capacidade para transportar 90,2 milhões de litros
Característica: navio "shallow draft" (calado reduzido)

A homenageada

Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Santa Catarina, em 1821. Aos 18 anos, conhece o italiano Giuseppe Garibaldi, à época com 32, durante a Revolução Farroupilha, e decide segui-lo.

A partir dali, participou de diversas batalhas, combatendo ao lado de Giuseppe, com quem se casou e teve quatro filhos. Recebeu o título de “Heroína de dois mundos”, por ter participado de batalhas no Brasil e na Itália. Morreu aos 27 anos, na cidade italiana de Ravena.

Conheça os principais tipos de navios

FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/transpetro-alcanca-marca-de-10-novos-navios-em-operacao.htm).

Nenhum comentário: