segunda-feira, 8 de junho de 2015

NEM PATRÃO DO PSDB (EUA) ENTENDE POR QUE A OPOSIÇÃO QUER IMPEACHMENT



                        Peter Hakim

PESQUISADOR NORTE-AMERICANO DIZ NÃO ENTENDER DEFESA DE TUCANOS POR IMPEACHMENT

"Especialista em assuntos interamericanos, Peter Hakim avalia que as crises por que passam o governo e o PT não são motivos para o PSDB deixar de lado "princípios e estratégias" e "buscar ganhos táticos imediatos".

"Se escolher a segunda opção, o partido vai ser definido por sua oposição e pode ter dificuldade em ganhar eleições no futuro", diz. A tese do impeachment defendida por grande parte dos tucanos "é um mistério" para ele. "O impeachment irá danificar o PT, mas provavelmente não vai beneficiar muito o PSDB. Sob praticamente qualquer cenário que imagino, o PMDB será o principal beneficiário de um impeachment", diz.

Do "Brasil 247"

O pesquisador americano Peter Hakim, presidente emérito do instituto de análise política "Inter-American Dialogue", com sede em Washington, afirma não entender por que grande parte dos tucanos embarcou na tese do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

"É um mistério para mim. O impeachment irá danificar o PT, mas provavelmente não vai beneficiar muito o PSDB. Sob praticamente qualquer cenário que imagino, o PMDB será o principal beneficiário de um impeachment", disse.

Em entrevista à jornalista Luciana Nunes Leal, Hakim avalia que as crises por que passam o governo brasileiro e o PT atualmente não são motivos para o PSDB deixar de lado "princípios e estratégias" e "buscar ganhos táticos imediatos".

"Meu ponto de vista é que o partido será mais forte e mais competitivo se mantiver princípios e estratégia e evitar perseguir ganhos táticos imediatos. Se escolher a segunda opção, o partido vai ser definido por sua oposição. Vai tornar-se o partido antiPT, como a oposição ao chavismo na Venezuela, ou ao peronismo na Argentina, ou ao PRI no México. A menos que deixe claros sua doutrina e os procedimentos que pratica, o PSDB pode ter dificuldade em ganhar eleições no futuro e irá se tornar menos relevante", disse."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/183925/Pesquisador-americano-diz-n%C3%A3o-entender-defesa-de-tucanos-por-impeachment.htm). material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,partido-sera-forte-se-evitar-perseguir-ganho-imediato-diz-brasilianista,1701305 [Título acrescentado por este blog 'democracia&política].

Nenhum comentário: