sexta-feira, 9 de setembro de 2011

HELICÓPTERO COM PROJETO NACIONAL PODERÁ VOAR EM 2020



HELIBRAS EXPANDE SUA UNIDADE NO SUL DE MG

“Em 2020, o Brasil poderá ter o primeiro helicóptero de projeto nacional. Esse é o objetivo da única fabricante desse tipo de aeronave na América Latina, a Helibras, segundo afirmou o seu presidente, Eduardo Marson Ferreira.

"Estamos em fase de auscultar o mercado", disse Marson em palestra no ‘6º Seminário Livro Branco de Defesa Nacional’, em São Paulo (agosto), cujo tema foi a indústria de material de defesa.

A ousadia do projeto se justifica pela atual expansão da empresa, graças à grande compra recente feita pelas Forças Armadas.

O contrato, assinado em 2008, de € 1,89 bilhão, prevê a montagem no país de 50 helicópteros de médio porte EC725 Super Cougar, de projeto da europeia Eurocopter e com peso máximo de decolagem de 11 toneladas.

A produção desse helicóptero no país fará a Helibras passar dos 564 funcionários atuais para cerca de 1.000 em 2015. A fábrica da empresa em Itajubá (MG) está sendo ampliada, de 13 mil metros quadrados em mais 11 mil [para 24.000 m²].

"Cada emprego na Helibras gera cinco indiretos", diz Marson. A expansão fez os aluguéis duplicarem de valor na cidade mineira.”

FONTE: reportagem de Ricardo Bonalume Neto publicada na Folha de São Paulo  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=31/08/2011&page=mostra_notimpol) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’]

Nenhum comentário: