E-jets da Embraer
“A Embraer prevê que o transporte aéreo mundial, medido de
acordo com a demanda de passageiro-quilômetro transportado (RPK), crescerá, em média, 5.0%
anualmente, nos próximos 20 anos, o que demandará a entrega de 6.795 novos
jatos no segmento de 30 a 120 assentos, em valor de mercado estimado em USD 315
bilhões a preço de lista.
A substituição de aeronaves antigas
representará 53% das novas entregas, enquanto os 47% restantes suportarão o
crescimento do mercado. A frota mundial de jatos em operação com capacidade de
30 a 120 assentos aumentará de 4.150 aviões em 2011 para 7.375 em 2031.
Previsão de entrega de jatos comerciais por segmento nos próximos 20 anos
Segmento (Assentos) 2012-2021 2022-2031 2012-2031
30-60 0 405 405
61-90 1.325 1.300 2.625
91-120 1.680 2.850 3.765
0-120 3.005 3.790 6.795
Previsão de entrega de jatos comerciais de 30 a 120 assentos por região nos próximos 20 anos
Região Total de entregas Participação
América do Norte 2.195 32%
Europa/CEI 1.905 28%
China 1.005 15%
América Latina 670 11%
Oriente Médio/África 515 7%
Ásia-Pacífico 505 7%
Total (2012-2031) 6.795 100%
Previsão de entrega de jatos comerciais por segmento nos próximos 20 anos
Segmento (Assentos) 2012-2021 2022-2031 2012-2031
30-60 0 405 405
61-90 1.325 1.300 2.625
91-120 1.680 2.850 3.765
0-120 3.005 3.790 6.795
Previsão de entrega de jatos comerciais de 30 a 120 assentos por região nos próximos 20 anos
Região Total de entregas Participação
América do Norte 2.195 32%
Europa/CEI 1.905 28%
China 1.005 15%
América Latina 670 11%
Oriente Médio/África 515 7%
Ásia-Pacífico 505 7%
Total (2012-2031) 6.795 100%
O centro de gravidade da aviação vai se mover para o leste, principalmente para
a Ásia e, em proporção menor, para a América Latina. Em 2031, os maiores mercados
do mundo serão Ásia Pacífico e China, respondendo por 34% do RPK mundial. A
Europa e a América do Norte estarão logo atrás, com 21% do RPK global cada.
Os principais fatores que impactam a
indústria de transporte aéreo global são o forte ritmo de crescimento econômico
nos mercados emergentes, a ascensão da classe média urbana, o crescimento
econômico de pequenas e médias cidades, preços de combustíveis, o aumento das
preocupações ambientais, maior concorrência entre as companhias aéreas e a
busca contínua pela eficiência.
O Oriente Médio será o mercado que apresentará o maior crescimento nos próximos 20 anos, com taxa anual de RPK de 7,2%, seguido pela China e América Latina, ambos com 7,0%, Ásia-Pacífico com 5,8%, CEI – Comunidade dos Estados Independentes, com 5,6% e, por fim, África com 5,3%. Economias desenvolvidas crescerão menos, devido à maturidade do mercado de transporte aéreo. América do Norte e Europa crescerão 3,2% e 4,1%, respectivamente.
O segmento de jatos de 61 a 120 assentos, onde a família de E-Jets da Embraer é líder, permite às companhias aéreas maximizar a eficiência operacional e a rentabilidade através de melhor posição competitiva. Esse segmento representa parte significativa da rede de curto e médio alcance da aviação atual. Os E-Jets oferecem flexibilidade às companhias aéreas pelo ajuste à demanda (“right-sizing”), complementando ou substituindo jatos maiores ou mais antigos da mesma categoria e desenvolvendo novos mercados.
O segmento de 30 a 60 assentos tem sofrido impacto dos elevados preços de combustíveis e um ambiente de baixas tarifas, principalmente na América do Norte, onde cerca de 70% dos jatos de 50 assentos estão em serviço. No entanto, essa categoria continuará exercendo papel importante ao conectar mercados de baixa e média densidade com grandes centros (hubs), ajudando a desenvolver a aviação regional, tão necessária nos países emergentes.
SOBRE AO RELATÓRIO DAS PERSPECTIVAS DE MERCADO DA EMBRAER (“MARKET OUTLLOK”)
Desde a 1ª edição do “Embraer Market Outlook”, em 2004, há esforço de melhoria contínua e aperfeiçoamento do modelo, a fim de identificar e prever tendências futuras. O processo do “Market Outlook” consiste em duas etapas principais: previsão de demanda de tráfego por região com base em modelos econométricos e a previsão de entregas de novas aeronaves, desde turboélices de 30 lugares até “wide-bodies”.
O relatório completo (Embraer Market Outlook 2012-2031) está disponível em
www.embraercommercialaviation.com
O Oriente Médio será o mercado que apresentará o maior crescimento nos próximos 20 anos, com taxa anual de RPK de 7,2%, seguido pela China e América Latina, ambos com 7,0%, Ásia-Pacífico com 5,8%, CEI – Comunidade dos Estados Independentes, com 5,6% e, por fim, África com 5,3%. Economias desenvolvidas crescerão menos, devido à maturidade do mercado de transporte aéreo. América do Norte e Europa crescerão 3,2% e 4,1%, respectivamente.
O segmento de jatos de 61 a 120 assentos, onde a família de E-Jets da Embraer é líder, permite às companhias aéreas maximizar a eficiência operacional e a rentabilidade através de melhor posição competitiva. Esse segmento representa parte significativa da rede de curto e médio alcance da aviação atual. Os E-Jets oferecem flexibilidade às companhias aéreas pelo ajuste à demanda (“right-sizing”), complementando ou substituindo jatos maiores ou mais antigos da mesma categoria e desenvolvendo novos mercados.
O segmento de 30 a 60 assentos tem sofrido impacto dos elevados preços de combustíveis e um ambiente de baixas tarifas, principalmente na América do Norte, onde cerca de 70% dos jatos de 50 assentos estão em serviço. No entanto, essa categoria continuará exercendo papel importante ao conectar mercados de baixa e média densidade com grandes centros (hubs), ajudando a desenvolver a aviação regional, tão necessária nos países emergentes.
SOBRE AO RELATÓRIO DAS PERSPECTIVAS DE MERCADO DA EMBRAER (“MARKET OUTLLOK”)
Desde a 1ª edição do “Embraer Market Outlook”, em 2004, há esforço de melhoria contínua e aperfeiçoamento do modelo, a fim de identificar e prever tendências futuras. O processo do “Market Outlook” consiste em duas etapas principais: previsão de demanda de tráfego por região com base em modelos econométricos e a previsão de entregas de novas aeronaves, desde turboélices de 30 lugares até “wide-bodies”.
O relatório completo (Embraer Market Outlook 2012-2031) está disponível em
www.embraercommercialaviation.com
FONTE: site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/6669/EMBRAER---Previsao-de-Entrega-de-6-800-Jatos-de-30-a-120-Assentos-em-20-Anos) [Imagem do Google adicionada por
este blog ‘democracia&política’].
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COMPLEMENTAÇÃO: fontes “Valor” e “Folha”
EMBRAER PROJETA VENDER US$ 315 BILHÕES EM NOVOS JATOS ATÉ 2031
“A Embraer espera vender 6,8 mil
jatos comerciais, com valor estimado em US$ 315 bilhões, até 2031. Segundo a
empresa, a demanda por aeronaves em todo o mundo deve crescer anualmente 5%
durante os próximos 20 anos.
A companhia diz que 53% dos pedidos
serão para substituir modelos antigos, enquanto os 47% restantes representarão
o crescimento do mercado. "A frota mundial de jatos em operação com
capacidade de 30 a 120 assentos aumentará de 4,15 mil aviões em 2011 para 7,4
mil em 2031", diz comunicado da Embraer.
A maioria dos modelos, 3,8 mil,
devem ter entre 91 e 120 cadeiras. Outros 2,6 mil pedidos viriam do segmento
entre 61 e 90 assentos, e os 405 restantes, entre 30 a 60 lugares.
POR REGIÃO
A empresa diz que a maior parte das
unidades seria entregue à América do Norte. São previstos 2,2 mil jatos para a
região, ou 32% do total. Em seguida está a Europa e os países da antiga União
Soviética, com 1,9 mil aeronaves (28%). Só a China deve receber mil novas
unidades (15%).
A Embraer prevê que o eixo comece a
se concentrar, no futuro, a leste. "Em 2031, os maiores mercados do mundo
serão a Ásia do Pacífico e a China, respondendo por 34% da receita de
passageiro por quilômetro transportado mundial", diz a companhia. Europa e
América do Norte responderiam por 21% cada uma.
PAÍSES EMERGENTES
O impulso no mercado mundial de
aeronaves virá, principalmente, do crescimento econômico de países emergentes e
da ascenção da classe média urbana nesses locais.
Deve acirrar a concorrência o preço
dos combustíveis e o aumento das preocupações ambientais.
E-JETS
Segundo a companhia, o preço dos
combustíveis já vem impactando o segmento de 30 a 60 assentos.
A Embraer é líder de mercado com os
E-Jets, que têm de 61 a 120 cadeiras, mas os aviões menores estão sendo menos
procurados por conta dos gastos para abastecê-los e também das menores tarifas
praticadas pelas companhias aéreas.
"A categoria [dos E-Jets]
continuará exercendo papel importante ao conectar mercados de baixa e média
densidade com grandes centros", diz a nota da empresa.”
FONTES
da Complementação:
jornais “Valor” e “Folha”
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