quarta-feira, 15 de abril de 2015

PRISÃO DE VACCARI É DESCULPA PARA DERRUBAR DILMA E EXTINGUIR O PT



Prisão de Vaccari é desculpa para derrubar Dilma e extinguir o PT

Por Eduardo Guimarães em seu "blog da cidadania" 

"Vamos resumir a situação política no Brasil, sem mais delongas. O que está acontecendo é o seguinte: a pesquisa Datafolha recém-divulgada mostrou que 63% do eleitorado quer o impeachment de Dilma [em decorrência da longa e intensa campanha da mídia nesse sentido]. A partir daí, a maioria conservadora que se formou no Congresso começou a ser pressionada “pelas ruas” a derrubar Dilma e acabar com o PT.

A prisão do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, nesta quarta-feira (15), insere-se nesse contexto.

Trata-se de uma prisão açodada e imotivada. O fato de delatores terem feito acusações a ele e de ter surgido uma suposta nota fiscal, suspeita obviamente que não justifica a prisão, que só seria cabível caso existisse alguma evidência concreta de que ele está tentando destruir provas ou coagir testemunhas.

Já o caso em relação a Dilma Rousseff é até mais grave. Não existe um mísero indício de que ela tenha tido qualquer tipo de envolvimento ou ciência sobre fatos relativos às denúncias de corrupção na Petrobrás. Falar em impeachment por conta de meras acusações infundadas é golpismo. Nada mais do que isso.

A oposição e a mídia jogam para a plateia. Sabem que não há provas que justifiquem pedidos de cassação do registro do PT ou de impeachment de Dilma. Estão tentando forjar essas provas para aproveitarem um sentimento difuso – e que, inclusive, ninguém sabe se realmente existe – no sentido de que Dilma seja derrubada.

O que “comprovaria” esse sentimento pela derrubada da presidente da República é um trabalho técnico de uma empresa privada – um instituto de pesquisa, sem qualquer peso institucional – que de forma alguma pode substituir a votação que deu a Dilma Rousseff mais quatro anos de mandato.

Já os pedidos de cassação do registro do PT só porque um juiz decidiu prender o tesoureiro do partido sem que exista qualquer elemento além de suspeitas, e sem que se explique se ele, de alguma forma, tentou atrapalhar as investigações, insere-se no campo do autoritarismo, da violação do Estado Democrático de Direito.

Repito: a prisão de Vaccari é abusiva e imotivada. Só poderiam prendê-lo se estivesse tentando fugir ou atrapalhar as investigações. A prisão de Vaccari é golpe midiático, nada mais.

A oposição, agindo como age, fará retroceder em décadas a democracia brasileira. Derrubar um governo legitimamente eleito só porque uma suposta maioria – que não tem como ser comprovada – desejaria é reduzir a preponderância constitucional do sufrágio universal e democrático. Violar a vontade das urnas é ato golpista, e golpes geram ditaduras."

FONTE: escrito por Eduardo Guimarães em seu "blog da cidadania" 
   (http://www.blogdacidadania.com.br/2015/04/prisao-de-vaccari-e-desculpa-para-derrubar-dilma-e-extinguir-o-pt/) [Trecho entre colchetes acrescentado por este blog 'democracia&política'].

2 comentários:

marangoni disse...

Seu texto me lembrou do que aconteceu na Ucrânia um tempo atrás...

Unknown disse...

Ao G Marangoni,
Realmente, podemos encontrar semelhanças entre a Ucrânia e a perspectiva brasileira desejada pela oposição/mídia: manifestações planejadas e provocadas por pretextos aparentemente locais (e o povo sem perceber que está sendo manipulado pelos interesses dos EUA e do grande capital internacional); enfraquecimento e desestabilização do governo democraticamente eleito; golpe; direita no poder; guerra civil; caos econômico e político; instabilidade permanente; fragmentação territorial. Será que vale tudo isso somente para a direita voltar ao poder no Brasil e voltarmos à submissão cega aos EUA e seus aliados e aos megarrentistas?
Maria Tereza