quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

FHC FOI CORRUPTO, COOPTADO PELA CIA (EUA) [indicam pesquisadoras francesa e inglesa].




FHC: espião, criador de mitos e paraninfo dos golpistas


Por PEDRO MACIEL, advogado

"Em entrevista ao programa 'Manhattan Connection' [da Globo News] o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a defender o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Ele foi ofensivo e irônico, atitudes que o tornam seguramente o paraninfo do movimento golpista. FHC tem defendido o “vale tudo lacerdista” para derrubar Dilma: "renúncia, retomada da liderança presidencial em novas bases ou, sendo inevitável, impeachment ou nulidade das eleições".

Mas afinal, quem é FHC? 

Bem, o jornalista Sebastião Nery afirmou que FHC foi cooptado pela CIA e que se tornou, financiado pela agência de informação dos EUA, um “propagandista” do "american way of life", uma espécie de espião de segunda classe.

Não é exatamente um segredo que, após a 2ª Guerra Mundial, a CIA passou a financiar artistas e intelectuais de centro e de esquerda, num esforço de cooptação para afastar esses intelectuais do comunismo e aproximá-los do citado "American way of life". Quem afirmou foi Frances Stonor Sauders, no seu livro “Quem pagou a conta? A CIA na Guerra fria da Cultura” [1]. Fernando Henrique Cardoso, dentre outros, corrompeu-se e vendeu-se à CIA por um punhado de dólares?


Noutro livro chamado "Fernando Henrique Cardoso, o Brasil do possível [2]", da jornalista francesa Brigitte Hersant Leoni há a seguinte narração: "Numa noite de inverno do ano de 1969, nos escritórios da Fundação Ford [dos EUA], no Rio, Fernando Henrique teve uma conversa com Peter Bell, o representante da Fundação Ford no Brasil. Peter Bell se entusiasma e lhe oferece uma "ajuda" financeira de 145 mil dólares. Nasce o CEBRAP".

Essa história está contada na página 154 do citado livro de Brigitte Hersant e, somada à densa pesquisa da pesquisadora inglesa Frances Stonor Saunders, nos revela que, possivelmente, o Brasil tenha sido governado por oito anos por um intelectual corrupto, cooptado pela CIA [desde] fevereiro de 1969, e quem "pagava a conta" de Fernando Henrique/PSDB e do seu CEBRAP era a CIA, através da Fundação Ford [dos EUA].

E não se pode esquecer que, em dezembro de 1968, a ditadura lançou o AI-5 e jogou o Brasil no máximo do terror do golpe de 64, desde o início financiado, comandado e sustentado pelos interesses dos Estados Unidos. FHC poderia explicar esse paradoxo?

E enquanto centenas de cassações e suspensões de direitos políticos estavam em curso, com prisões lotadas, Fernando Henrique recebeu da poderosa Fundação Ford a primeira parcela de 145 mil dólares para fundar o CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) de um total de quase 1 milhão de dólares à época.

O jornalista Sebastião Nery afirmou que “Os americanos não estavam jogando dinheiro pela janela. Fernando Henrique já tinha serviços prestados. Eles sabiam em quem estavam aplicando sua grana. Com o economista chileno Faletto, Fernando Henrique havia acabado de lançar o livro "Dependência e desenvolvimento na América Latina", no qual FHC e Faletto defendem a tese de que países em desenvolvimento ou mais atrasados devem, para desenvolver-se, manterem-se dependentes, ou alinhados, aos países mais ricos. Como os Estados Unidos".

FHC, cheio da grana fruto da venda de sua alma, logo se tornou uma "personalidade internacional" e passou a dar"aulas" e fazer "conferências" em universidades norte-americanas e europeias. Era "um homem da Fundação Ford", ou melhor, da CIA.

Esse senhor foi Presidente do Brasil: um intelectual corrupto.

Mas não é só. Amigo de FHC, Theotônio Costa, em artigo denominado “Carta Aberta a Fernando Henrique Cardoso” afirmou que FHC foi um fracasso como presidente em todas as áreas de seu governo. O artigo trouxe à reflexão argumentos que me parecem bastante razoáveis e oferece interessantes elementos de reflexão. Ele afirma que FHC é pura ficção, se não fosse não teria saído do governo com 23% de aprovação enquanto Lula deixou o seu governo com 96% de aprovação. E diz também que o “sucesso (!) do período FHC” é puro mito, recriação da história, muito eloquente, mas sem substância, portanto na realidade um enorme fracasso.

Foram criados [pela direita internacional e sua mídia] mitos em torno dos chamados "êxitos do governo tucano", os quais na verdade, segundo ele, tentam esconder que as premissas teóricas em que baseou a ação política eram equivocadas e contrárias aos interesses nacionais, tanto da população mais carente, quanto aos interesses do setor produtivo.

O primeiro mitoo governo FHC foi um êxito econômico a partir do fortalecimento do real e que o governo Lula estaria apoiado nesse êxito alcançando assim resultados positivos de FHC”, isso é uma grande mentira, pois os dados mostram que até 1993 a economia mundial vivia uma hiperinflação na qual todas as economias apresentavam inflações superiores a 10%, mas a partir de 1994, todas as economias do mundo apresentaram uma queda da inflação para menos de 10%”.

Segundo o Professor Theotônio também é mentira que "a política econômica de FHC teria assegurado a transformação do real numa moeda forte", pois em 1994 o real começou valendo R$ 0,85 por dólar e manteve um valor falso até 1998, mas, quando foi flexibilizado o câmbio, chegou rapidamente a R$ 4,00 por dólar, muito antes da chamada “ameaça petista”, pois tal desvalorização ocorreu muito antes da consolidação da vitória de Lula. Por isso, é uma mentira deslavada afirmar que uma moeda que se desvaloriza 4 vezes em 8 anos pode ser considerada uma "moeda forte". E conclui afirmando que o plano Real não derrubou a inflação e, sim, [o que derrubou foi] uma deflação mundial que fez cair as inflações no mundo inteiro. A inflação brasileira continuou sendo uma das maiores do mundo durante o governo FHC/PSDB.

Outro mito diz respeito ao "governo FHC ser um “exemplo de rigor fiscal”. Outra mentira, pois como um governo que elevou a dívida pública do Brasil de 60 bilhões de reais em 1994 para mais de 850 bilhões de dólares oito anos depois, pode ser um exemplo de rigor fiscal? Se isso é verdade de fato, me parece que houve um significativo descontrole fiscal, próximo ao caos.

Mais um mito criado por FHC diz respeito à "causa da dificuldade do Brasil pagar sua dívida externa, que seria, segundo o ex-presidente, decorrente da ameaça de um caos econômico que se esperava do governo de Lula"; outra mentira, pois já em 1999 o Brasil tinha chegado à drástica situação de ter perdido todas as suas divisas, obrigando a nação a curvar-se frente aos EUA e ao FMI.

FHC também fracassou na tentativa de aumentar as exportações do país para gerar divisas e pagar essa dívida, mas a recusa dos seus neoliberais em promover uma política industrial na qual o Estado apoiasse e orientasse nossas exportações, geraram um endividamento interno colossal.

Outro aspecto diz respeito a inexistência de investimentos públicos durante o governo PSDB/FHC, apesar dos enormes recursos obtidos com a venda de uns 100 bilhões de dólares de empresas brasileiras.

O governo PSDB/FHC foi um fracasso e uma ameaça ao Brasil, o verdadeiro caos foi FHC, foi a política econômica fracassada defendida ainda hoje pelos tucanos.

Portanto, em sendo um corrupto ou espião de segunda classe, um “fracasso econômico rotundo” e agora o “paraninfo do golpe” só nos resta propor: por que não se cala FHC?"

Notas:

[1] Editora Record
[2] Editora Nova Fronteira, Rio, 1997, tradução de Dora Rocha


FONTE: escrito por Pedro Benedito Maciel Neto, 51, advogado, sócio da MACIEL NETO ADVOCACIA, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007. Publicado no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/colunistas/pedromaciel/212077/FHC-espi%C3%A3o-criador-de-mitos-e-paraninfo-dos-golpistas.htm). [[Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: