terça-feira, 5 de janeiro de 2016

GIGANTES MUNDIAIS DO PETRÓLEO REDUZEM INVESTIMENTOS EM 2016




GIGANTES DO PETRÓLEO REDUZEM INVESTIMENTOS EM 2016

"Com o barril custando cerca de 37 dólares, produtoras norte-americanas Chevron e ConocoPhillips publicaram os planos de corte no orçamento de 2016 por um trimestre. A Royal Dutch Shell também anunciou mais 5 bilhões dólares em cortes, caso se consolide a aquisição da BG Group. "Esta será a primeira vez, desde a crise de preços do óleo de 1986, que veremos um declínio nos investimentos por dois anos consecutivos", disse o vice-presidente de Mercados de Petróleo e Gás da Rystad Energy, Bjoernar Tonhaugen.

De LONDRES, da agência norte-americana de notícias Reuters

Com o preço do petróleo atingindo o menor valor dos últimos 11 anos, os maiores produtores mundiais de óleo e gás estão enfrentando o maior período de cortes de investimento em décadas, mas que são esperados para emprestar mais visando preservar os dividendos exigidos pelos investidores.

Com o barril custando cerca de 37 dólares, os preços do petróleo estão muito abaixo dos 60 dólares que empresas como a Total, Statoil e BP precisam para equilibrar suas reservas, nível que já foi reduzido drasticamente nos últimos 18 meses.

As petrolíferas internacionais estão, mais uma vez, sendo forçadas a cortar gastos e empregos, vender ativos e atrasar projetos, já que a queda do preço do petróleo não sinaliza uma possível recuperação.

As produtoras norte-americanas Chevron e ConocoPhillips publicaram os planos de corte no orçamento de 2016 por um trimestre. A Royal Dutch Shell também anunciou mais 5 bilhões dólares em cortes, caso se consolide a aquisição da BG Group.

Em 2016, os investimentos globais em petróleo e gás devem cair para o nível mais baixo nos últimos seis anos, atingindo 522 bilhões de dólares, após enfrentar queda de 22 por cento, chegando a 595 bilhões de dólares em 2015, segundo a consultoria Rystad Energy, sediada em Oslo, Noruega.

"Esta será a primeira vez, desde a crise de preços do óleo de 1986, que veremos um declínio nos investimentos por dois anos consecutivos", disse o vice-presidente de Mercados de Petróleo e Gás da Rystad Energy, Bjoernar Tonhaugen, à Reuters.

As atividades que sobreviverem serão aquelas que irão oferecer os melhores retornos.

Mas com o índice de endividamento relativamente baixo, em cerca de 20 por cento ou menos, fontes da indústria afirmam que as empresas pretendem assumir ainda mais empréstimos para cobrir o déficit na receita, visando proteger o pagamento de dividendos.

A Shell não corta seus dividendos desde 1945, uma tradição que a atual gestão não está disposta a quebrar. O restante do setor também é avesso a reduzir os pagamentos aos acionistas, que incluem os maiores investimentos e fundos de pensão do mundo, com receio de que os investidores abandonem o barco.

Entre as principais petrolíferas, a Exxon Mobil e Chevron são as que possuem a menor dívida, enquanto a Statoil e a Repsol têm o maior peso da dívida, de acordo com o analista Jason Gammel Jefferies."

FONTE: escrito por Karolin Schaps e Ron Bousso, de Londres, para a agência norte-americana de notícias Reuters. Transcrito no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/211872/Gigantes-do-petr%C3%B3leo-reduzem-investimentos-em-2016.htm).

Nenhum comentário: