segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

GUERRAS DO OCIDENTE, SOFRIMENTO DO ORIENTE





Guerras do Ocidente, sofrimento do Oriente

Por FERNANDO BRITO

"Mais de um milhão de refugiados e imigrantes fugiram para a Europa por mar em 2015, muitos a bordo de embarcações perigosamente inadequadas geridos pelos traficantes de pessoas, segundo números anunciados quarta-feira pelo Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas.

Metade veio da Síria. Um quinto, do Afeganistão. O Iraque fica em terceiro lugar. Os três, juntos, somam 78% de toda a migração para a Europa.

Todos eles têm um triste traço comum: são palcos de guerras fomentadas – quando não realizadas diretamente – pelo Ocidente, com os EUA à frente.

Desde a guerra na Bósnia, há 20 anos, não se chegou nem perto desses números de refugiados na Europa.

Daquele milhão de refugiados, segundo a ONU, 3.765 morreram no mar durante a travessia, como o pequeno Aylan Kurdi, menino sírio que morreu em uma praia na Turquia, cuja foto comoveu o mundo.

Os outros 3.764 mortos são esquecidos.

E não se diga que os EUA foram fazer a guerra para "restabelecer a democracia e os direitos humanos"...

Porque, se fosse isso, deveria ter ido ao seu principal aliado naquela região, a Arábia Saudita [da qual saíram 15 dos 19 executores do atentado de 11 set em NY], que entope de armamentos [os terroristas do EI] e é governada por uma nababesca “família real” que manda passar a espada no pescoço de quem se opõe a ela, tanto que começou o ano executando 47 pessoas de uma só vez, entre elas um clérigo muçulmano que era seu opositor.

Padrão ISIS de brutalidade, com as bênçãos dos EUA."

FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"   (http://tijolaco.com.br/blog/33091-2/).[Trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política].

Nenhum comentário: